Usuários do remédio Alprazolam, indicado no tratamento de transtornos de ansiedade, procuraram a reportagem para reclamar da falta do medicamento na farmácia do Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara (Postão), em Dracena.
De acordo com eles, a situação já ocorre há alguns dias e prejudica pacientes que necessitam do Alprazolam,ansiolítico da classe dos benzodiazepínicos (faixa preta) de uso frequente.
Segundo a farmacêutica do Postão, Janaina Pinotti, a falta do remédio deve-se ao atraso na entrega por parte da empresa distribuidora. “Dos 90 mil comprimidos empenhados foram entregues somente dez mil”, explica.
Por se tratar de um remédio de grande procura Pinotti explica que as 10 mil unidades do remédio recebidas há cerca de uma semana foram suficientes somente para dois dias e meio de distribuição quando o estoque voltou a zerar.
A farmacêutica explica que a justificativa da distribuidora é que o remédio está em falta no mercado, mas a empresa quer regularizar a situação o quanto antes.
O prazo para a empresa vencedora da licitação entregar os remédios é de 15 dias e um dos lotes foi entregue e o segundo está atrasado há quase duas semanas, ocasionando a falta para distribuição.
“Acreditamos que esse lote deve ser entregue até o final de novembro, pois geralmente em dezembro as empresas param e o pagamento só é feito mediante a entrega”, pondera a farmacêutica.
Pinotti enfatiza que o Alprazolam não é distribuído nas farmácias populares gratuitos à população. A entrega sem custo é somente no Centro de Saúde.
Ainda de acordo com a farmacêutica, os dois únicos medicamentos em falta na farmácia do Centro de Saúde são o Alprazolam e o Sinvastatina (utilizado para reduzir o colesterol no sangue). Esse segundo, ela ressalta que ainda está no prazo de 15 dias para entrega.
Conclui Pinotti orientando que a lista de medicamentos disponíveis na farmácia do Centro de Saúde fica disponível no mural da farmácia e também no site da Prefeitura.