Por conta das chuvas, o trabalho da Vigilância Epidemiológica que irá avaliar a situação do município quanto à manifestação do transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, o mosquito Aedes aegypti, que estava previsto para segunda-feira, 8, teve início ontem, 10, em Dracena. Trata-se da primeira Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do ano.

Os bairros visitados foram: Metrópole, Jardim Jussara, Sol Nascente, Santa Clara e Vila Barros. Segundo a VE, foram encontrados vários recipientes com água devido às chuvas.

De acordo com a chefe de Informação, Educação e Comunicação da VE, Aline Andrade, serão vistoriados pelos agentes de controle de vetores 1,2 mil imóveis, que já foram definidos anteriormente por sorteio. 

A VE também já programou mais duas ADLs para 2018, nos meses de julho e outubro. No último levantamento em outubro do ano passado, o índice larvário foi de 0.6, considerado satisfatório.

A próxima atividade relacionada ao trabalho de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, programada pela VE, será o mutirão de limpeza que terá início no dia 21. 

Para o desenvolvimento da ação, o município é dividido em oito setores. Os distritos de Jaciporã, Jamaica e o bairro rural Iandara também serão atendidos.

Ainda de acordo com a VE, o morador deve colocar na calçada para o recolhimento todo material que possa acumular água e se tornar um possível criadouro do Aedes, como: latas, frascos, móveis velhos, pneus entre outros, no dia anterior ao mutirão uma vez que são entregues em todos os imóveis, folhetos informativos com a data da atividade justamente para evitar que os materiais sejam colocados nas calçados após a realização do mutirão.