O aumento de casos da febre amarela no Estado de São Paulo,totalizando 29 desde janeiro de 2017 resultando em 13 mortes fez com que crescesseneste começo do ano, a procura por vacinas contra a doença no Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara (Postão) de Dracena.
A busca pela imunização tem registrado aumentos diários. Conforme informações na sala de vacinas, a maioria já tomou uma dose e procura por informação da necessidade de outra dose e são orientados que a imunização é feita com dose única, a partir dos nove meses de idade.
Mesmo assim, o número de vacinas aplicadas tem aumentado nos últimos dias, inclusive por aqueles que irão viajar nas férias para o litoral ou outros locais de riscos e está se prevenindo.
Para comparar durante todo o mês de dezembro foram aplicadas 54 vacinas e somente entre os dias 3 e 11 de janeiro, o número de imunizações já chegou a 34.
Na região de Dracena, onde também é área de risco em razão das matas e rios próximos, a vacina já é incluída no calendário do Estado de São Paulo.
O secretário estadual da Saúde, David Uip, informou na quarta-feira, 10, que o governo está tomando medidas preventivas para impedir mais transmissões. “Estamos alertando, não estamos alarmando”, diz.