O governador Geraldo Alckmin participou ontem, 9, do Mutirão da Catarata que está sendo realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo nos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) do interior e da capital que oferecem esse procedimento cirúrgico. Na região de Presidente Prudente, o mutirão será realizado na unidade de Dracena. No AME local, 154 pessoas serão operadas.

Em todo o Estado, cerca de seis mil procedimentos deverão ser realizados, o que representa um aumento de 50% na produção de rotina, viabilizado por meio do investimento de R$ 2 milhões extras do governo estadual.

As cirurgias serão realizadas, até o final de março, em 34 AMEs localizados na capital, Grande São Paulo, interior e litoral paulista.

As unidades organizaram sua rotina e ampliaram a capacidade de agendamentos, com a finalidade de atender aos pacientes que já possuem indicação cirúrgica de catarata e estão preparados para passar pelo procedimento.

A finalidade é agilizar o atendimento nos serviços da rede estadual, conforme a demanda e o perfil assistencial de cada unidade.

“Decidimos realizar esse mutirão para agilizar a realização de procedimentos cirúrgicos de pacientes com catarata, antecipando datas e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida dessas pessoas. A ação evidencia e reforça o perfil de alta resolutividade dos AMEs mantidos pelo governo estadual”, afirma o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, David Uip.