No dia 25 de outubro de 1959 foi fundada a Igreja Presbiteriana de Dracena, que hoje completa 50 anos. Para celebrar a data, desde sexta-feira a igreja realiza uma programação especial com a presença do reverendo Vilmônio Vieira de Paula, pastor da Igreja Presbiteriana de Presidente Epitácio e presidente do Presbitério de Presidente Prudente e do reverendo Manoel Mendes Neto, pastor da Igreja Presbiteriana de Itamonte (MG).
Hoje o culto será às 19h30, com o reverendo Manoel Mendes Neto e também apresentação musical das crianças atendidas pelo Projeto Esperança. Todos estão convidados a participar. Atualmente, a Igreja Presbiteriana de Dracena tem como presidente Mário Teles Maracci e conta com 90 membros, além de trabalhos em Panorama e Junqueirópolis.
As reuniões são realizadas as terças, quintas e domingos (Escola Bíblica às 9h e culto às 19h30). A igreja possui templo, salas para educação religiosa e salão social, também utilizado pelo Projeto Esperança. Este é um trabalho social da igreja que atende crianças carentes com idade entre 7 e 10 anos.
Frequentam o projeto 60 crianças em horário inverso ao escolar. Elas aprendem valores espirituais, noções de higiene, música, artes marciais, trabalhos manuais, além do reforço escolar e lazer. As atividades são orientadas por uma coordenadora pedagógica e uma educadora.
HISTÓRIA – Um dos homens que fazem parte da história da Igreja Presbiteriana de Dracena é José Barbosa. Nascido em Conchas-SP aos 27 de julho de 1922, “Seu Barbosa”, como é conhecido, mudou-se para a região em janeiro de 1954 e começou a frequentar a Igreja Metodista em Jaciporã.
Nesta mesma época, o Campo Missionário Presbiteriano de Lucélia foi fracionado, passando a ser sede a cidade de Dracena, sob os cuidados do reverendo Orlando Rosa de Oliveira. O trabalho presbiteriano começou a se desenvolver, muitos foram se agregando, dentre eles José Barbosa.
Em 25 de outubro de 1959 aconteceu a organização da igreja, cerimônia presidida pelo reverendo Wilson Nóbrega Lício. No mesmo dia, houve a primeira Assembleia Geral da Igreja com a finalidade de eleger os oficiais presbíteros e diáconos. José Barbosa foi eleito presbítero, fazendo parte do primeiro Conselho da Igreja Presbiteriana de Dracena, sendo ordenado e investido no cargo no mesmo dia.
O pastor presidente Mário Maracci e demais membros da igreja homenageiam o presbítero Barbosa pelo trabalho desenvolvido ao longo destes 50 anos em prol da Igreja Presbiteriana de Dracena.