No início do ano, as inúmeras promessas que são feitas no fim do ano anterior começam a ser colocadas em prática, porém, se você sonha em ser dono do seu próprio nariz, e escolheu abrir um salão de beleza, é importante ter conhecimento dos trâmites principais para que o seu estabelecimento seja um sucesso.

Alexandre Cantinho, consultor de gestão de salões de beleza há mais de 15 anos, orienta os futuros empresários a montar o seu próprio negócio. “Embora separados em tópicos, muitas decisões precisam ser tomadas juntas, pois uma atitude errada irá influenciar negativamente as outras” – garante.

*Planejamento
Antes de tomar qualquer decisão, é importante saber o que exatamente você quer. Quais os serviços que pretende oferecer aos seus futuros clientes, qual será o seu carro chefe, quantos profissionais seu salão exigirá, se ele será modesto ou moderno, quanto pretende investir, qual o tempo do retorno do investimento, quanto pretende lucrar e, principalmente, a estratégia que será usada para atingir o máximo da lucratividade. Enfim… tudo precisa estar muito bem definido para que você possa enfrentar, com total consciência, todos os obstáculos que você irá encontrar pela frente.

*Público Alvo
Ter um salão que atinja as classes A/B não quer dizer que você terá mais lucro do que se você atingir as classes C/D. Conheci dezenas de salões classe A que ninguém mais lembra que um dia, existiu. A escolha do público-alvo deve ter uma relação entre valor a ser investido, localização, despesas e, principalmente, o conhecimento pessoal que se tem sobre a classe escolhida.

Vamos exemplificar: Se o valor que eu tenho para investir é suficientemente alto para que eu possa dar todas as mordomias e serviços para o público A/B, não posso escolher uma localização em que esse público seja muito pequeno, ou seja, teríamos que montá-lo em uma área nobre. Por sua vez, essa área nobre aumentaria nossas despesas significativamente, devido ao alto aluguel e IPTU, o que poderia inviabilizar o empreendimento. Em alguns casos, seria melhor se, com o mesmo valor investido, abríssemos 2 ou mais salões em uma região mais modesta, desde que a relação citada acima, viabilizasse o negócio.

*Localização
A escolha do ponto comercial é um dos fatores determinantes do seu sucesso. Os outros fatores são: o conhecimento pessoal do seu público-alvo, o valor a ser investido e as despesas geradas.

Uma coisa muito importante para se saber é: a grande maioria dos seus clientes só irão até o seu salão se gastarem menos de 30 minutos para chegar até ele.

Tendo isso em mente, veja se o seu público-alvo se encontra dentro dessas condições. Percorra o entorno da região do imóvel por cerca de 30 minutos em todas as direções e veja se essa localização é satisfatória.

Vou dar um exemplo: a cidade de Curitiba com, aproximadamente, 1,8 milhão de habitantes tem vários salões que atingem a marca de 1.200 clientes por dia, enquanto, em São Paulo, com seus 11 milhões de habitantes, não existe salão conhecido que atinja nem a metade disso.

E por que isso ocorre? Pela facilidade de deslocamento dentro da cidade. Na cidade paranaense você pode atravessar 80% dela em até 30 minutos. Para a população paulistana, muitas vezes você não consegue ir do início ao fim de uma rua no mesmo tempo. Ou seja, saber quantas e que tipo de pessoas o seu salão irá atingir, é fundamental para escolher a localização do seu empreendimento.

*Despesas
Pesquisar muito antes de começar a comprar equipamentos, mobiliário, aparelhos, softwares de gerenciamento, produtos, entre outros. A escolha de um bom fornecedor também é fundamental para reduzir as despesas.

Para a maioria dos salões, na média, a cada R$ 100,00 faturados apenas R$ 25,00 fica com o proprietário. Isso significa que para se pagar uma despesa de R$ 1.000,00 você terá que faturar R$ 4.000,00 para poder pagá-la.

É claro que isso é apenas uma base de cálculo. Essa relação pode ser diferente, dependendo do serviço, das comissões pagas e dos preços dos produtos de seus fornecedores.

Veja seu faturamento, divida esse valor por 4 e cheque se suas despesas ficarão abaixo desses valores. Se ficarem acima, refaça todas as contas até que o valor seja suficiente para viabilizar seu negócio.

*Equipe
Antes de definir a sua equipe você precisará ter escolhido se o carro chefe do seu salão serão: os serviços ou os profissionais.

A opção de atrair profissionais com grande faturamento e clientela é muito tentadora. Porém, focar o seu marketing no nome dos profissionais que lá estão, pode fazer o feitiço virar contra o feiticeiro. Do mesmo modo que você acenou para esses profissionais e eles foram trabalhar no seu salão, amanhã outros poderão acenar para eles e, novamente, eles se mudarão. E o seu marketing e prestigio irão ladeira abaixo.

Quando você foca na qualidade dos seus serviços e no prestigio que o nome do seu salão terá com todas as ações de marketing que você irá desenvolver, esses mesmos profissionais que você está tentada a trazer agora, no futuro, irão bater à sua porta. E eles farão isso devido a sua reputação conquistada em cima do nome do seu salão e não no nome da equipe. Você deve fazer o marketing para a sua empresa e não para os profissionais que nela trabalham.

Às vezes, começar com uma equipe sem muito nome, mas com capacidade técnica avançada é muito mais valioso do que contratar “figurões” no mercado.

*Evitar a rotatividade de funcionários
A principal função de um administrador de salão de beleza é a imagem do salão, as ações de marketing, a qualidade e os novos serviços aos clientes. E para que se possa fazer isso com empenho, todas as outras áreas da empresa têm que estar funcionando bem. Isso significa que toda a sua equipe terá que estar satisfeita e apoiando a gerencia do salão.

Para que os seus profissionais cheguem a esse nível, você terá que ter consciência de que qualquer decisão da gerência terá que ser aprovada pelos seus profissionais.

Eles precisam fazer parte do processo decisório. Por mais
que você ache que a empresa é sua, e você é quem manda, se eles não concordarem, não terá muito valor por que não será aplicado da forma como foi decidido e só dará mais força à equipe gerando uma espécie de cabo de guerra. Esse conflito não ajudará em nada no cumprimento das metas e só causará insatisfação e grande rotatividade da equipe.

*Compra Inteligente/ Estoque
É muito mais fácil ter prejuízo do que lucro com o seu estoque. Normalmente, os produtos mais vendidos no salão são os produtos de uso interno, utilizados na elaboração dos serviços nos clientes. É muito comum os administradores não controlarem o desperdício e acabam vendendo esses produtos aos profissionais pelo preço de custo ou, em muitos casos, com 50% de desconto sobre o preço de compra.

A falta de controle da entrada e da saída dos produtos é um outro fator que emperra a lucratividade. Como os salões trabalham, em média, 12 horas por dia, para se ter um controle de estoque mais eficiente, a sua empresa teria que ter 2 estoquistas gerando um custo administrativo muito elevado. Ou seja, os administradores deixam de controlar com eficiência o seu estoque, permitindo o desvio e o desperdício dos produtos e essa falta de controle é cara, às vezes mais cara do que o salário dos estoquistas. Cuidado com os seus produtos. Eles valem dinheiro.

*Atrair Clientes
Com o seu salão estabelecido você precisa atrair clientes, fazer parcerias com as empresas do bairro, se mostrar solícito com a vizinhança, oferecer serviços diferenciados, entre outras pequenas ações que o deixarão a frente da concorrência. Entender o que o cliente precisa e deixá-lo satisfeito, é o primeiro grande passo.

*Fidelizar clientes
Atrair clientes e atendê-los de forma insatisfatória é a pior coisa que se pode fazer em um salão. Devemos ter profissionais adequados, recepção bem treinada e pessoal para fazer com que o cliente tenha uma experiência muito satisfatória. Temos que atraí-lo, satisfazê-lo e garantir que retorne sempre.

Para isso, é fundamental acompanhar os passos dele dentro do seu salão, saber os profissionais que ele mais tem afinidade, quais os serviços que ele mais procura, enfim… conhecer seus hábitos e necessidades.

De posse dessas informações, ficará mais fácil surpreendê-lo nos próximos atendimentos e garantir o seu retorno.

*Diferenciais
Com tudo pronto, é necessário definir as estratégias que o levarão diretamente para o sucesso. Treinar toda a sua equipe e deixá-los cientes dos seus valores é fundamental para que todos os processos saiam de acordo com os seus ideais. Saber atender o cliente, lidar com o público, respeitar os horários, trabalhar com produtos de qualidade também se fazem necessário para se destacar frente à concorrência.

Não há mudança de situação, sem mudança de atitude. Não espere para mudar, mude agora. E Boa Sorte!