Na quarta-feira (21), a Avapac – Associação de Voluntários de Apoio ao Paciente de Câncer inaugura sua sede própria, na avenida Alcides Chacon Couto, 684, bairro Metrópole. A inauguração acontece no mesmo mês da fundação da entidade. No próximo dia 28, a Avapac completa 14 anos.
Um amplo salão foi edificado em dois lotes, adquiridos com recursos próprios. A obra demorou três anos e meio para ficar pronta e abrigará, além do salão para eventos, toda a infraestrutura de atendimento ao paciente e às atividades rotineiras.
Esta é a primeira parte de um projeto que envolve ainda a construção da sede, propriamente dita, em outro lote, também adquirido com recursos próprios, na rua Amazonas, nos fundos da obra recém-terminada.
Segundo a presidente Cleusa Cavalari Storto, a conquista de uma sede própria só foi possível graças aos contribuintes (carnês mensais), e promoções realizadas por outras associações, clubes de serviços, lojas maçônicas e eventos realizados pelos voluntários da própria Avapac. “Nesta hora de alegria para todos nós voluntários, queremos agradecer àqueles que colaboraram para que nosso sonho de proporcionar ao paciente de câncer um tratamento digno, humano e com muito respeito, pudesse se transformar em realidade”.
O atendimento da entidade envolve desde o agendamento de consultas no Hospital Carvalho de Jaú; transporte – utiliza-se de um ônibus que viaja três vezes por semana custeado pelas prefeituras de nove municípios, através do Consórcio Intermunicipal de Saúde, cujo agendamento é administrado pela Avapac, mais o carro da Avapac, e muitas vezes ambulância da Secretaria Municipal de Saúde; visitas diárias, semanais, quinzenais, mensais ou bimestrais, conforme a necessidade de cada paciente; medicamentos (remédios, suplementos e outros) e fraldas, adquiridos nas farmácias locais com desconto de 20%, até alimentos (cestas básicas, verduras, legumes, frutas, carne) e cama hospitalar, colchão casca de ovo, cadeira de rodas, cadeira de banho e cobertores.
Cerca de 60 voluntários se dividem entre os plantões vespertinos, de segunda à sexta-feira; visitas; equipes que despacham o ônibus para Jaú três vezes por semana; brechó permanente, oficinas de culinária e artesanato. A entidade também conta com colaboradores nos eventos, como a bacalhoada, que neste ano, chegou a sua 12ª edição, e na elaboração de trabalhos manuais. São atendidos 430 pacientes residentes no município.
A Avapac recebe uma verba mensal de R$ 1 mil do Governo do Estado de São Paulo. Este ano e no ano passado, recebeu subvenção através de alguns vereadores. A entidade se mantém ainda, com contribuições mensais, brechó permanente, doações da comunidade, doações de clubes de serviços e eventos realizados pelos voluntários.
Atualmente, possui registro de utilidade pública municipal, federal e Conselho Municipal de Saúde de Dracena e presta serviços em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital Amaral Carvalho de Jaú, pelo SUS. Também atende pacientes que se tratam em outros centros oncológicos, desde que seja pelo SUS.
HISTÓRICO – Iniciou suas atividades em 1997 como grupo e, em março de 1999, foi transformada em Associação de Voluntários. Primeiramente, a sede ficou instalada, durante nove anos e meio, na rua Tiradentes, 369 – centro, no imóvel cedido pelo Grupo Coimma. Depois mudou-se para a avenida Presidente Roosevelt,151, pagando um aluguel quase simbólico, cortesia do casal Hideki e Maria Okamoto.
A missão da entidade é oferecer aos pacientes com câncer todo o suporte necessário, material e psicológico, para enfrentar o tratamento com dignidade.