A Instituição Novo Amanhecer “Guiomar C. A. da Silva” INA informa que o recurso financeiro, repassado à entidade no dia 9 de maio pelo CMDCA – Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Dracena, proveniente de doações ao Fundo Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, foi destinado à aquisição de novos computadores para cursos destinados aos adolescentes. A INA, Instituição Novo Amanhecer “Guiomar C. A. da Silva”, foi fundada em 1° de agosto de 1978, inicialmente denominada Casa do Pequeno Trabalhador. Em seus 31 anos, passaram pela entidade cerca de 6.900 crianças e adolescentes, dos quais aproximadamente 1.370 tiveram a oportunidade do primeiro emprego proporcionado pela INA. 

Totalmente legalizada, possui Certificado de Filantropia, de Utilidade Pública Municipal e Estadual, inscrita devidamente no Conselho Nacional da Assistência Social e no Conselho Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente. A abrangência de sua atuação contempla a maioria dos bairros de Dracena e os distritos de Jamaica e Jaciporã. Atende crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 e 17 anos e 10 meses, provenientes de famílias de baixa renda, matriculados na rede oficial de ensino, de ambos os sexos, sem distinção de raça, cor, nacionalidade, condição social, credo político ou religioso. 

A INA possui dois módulos para atender seus assistidos: o “Programa Vida Nova” que atende a crianças e adolescentes de 10 anos a 17 anos e 10 meses em horários alternados ao da escola pública. Neste programa as crianças e adolescentes participam de diversas oficinas, cursos, palestras, rodas-de-conversa, laboratório pedagógico, gincanas, passeios, etc. Realiza também um trabalho de acompanhamento escolar, visando garantir a permanência e o sucesso na escola pública. Para melhor atender, o “Programa Vida Nova”, foi subdividido em dois projetos: “Projeto Rumo ao Futuro” que atende a pré-adolescentes e adolescentes de 14 a 17 anos e 10 meses e “Projovem Adolescente” atendendo adolescentes de 15 anos, provenientes do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), vinculado ao Programa Fome Zero. O outro módulo é o “Projeto Profissional do Futuro / Programa de Qualificação de Aprendizagem (PQA)” que atende adolescentes de 14 anos a 17 anos em Curso de Educação e Capacitação Básica para o Trabalho, facilitando a inserção dos adolescentes acima de 14 anos em atividade laboral remunerada, com carteira assinada, sujeita à Legislação Trabalhista e Previdenciária, obedecendo rigorosamente aos dispositivos de proteção do adolescente. 

Para atender aos assistidos são oferecidos três cursos: Aprendizagem Comercial em Vendas e Telemarketing, Aprendizagem Comercial em Serviços de Escritório e Aprendizagem Comercial em Operações de Supermercado.