A estação do verão é caracterizada, basicamente, por dias mais longos que as noites. O verão ainda chegará apenas no dia 22 de dezembro no Hemisfério Sul. Mas assim que chega o horário de verão, aumenta o número de pessoas que procuram as academias de ginástica dispostas a suar bastante para exibir um corpo perfeito. É nesta temporada que o número de matrículas em academias de ginástica cresce de 20% a 30%, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Academias (Acad).
Seja para perder peso, definir a musculatura, exibir um corpo perfeito nos passeios de verão ou até para ter uma vida saudável, é assim que as pessoas se sentem mais à vontade para suar a camisa nas academias de ginástica, prática que pode se estender devido aos treinos e virar uma rotina. É comum ver nas academias de Dracena e outras cidades da região, homens e mulheres em busca desses resultados.
Segundo a personal trainer e proprietária da Academia Corpo de Mulher, Elaine Rodrigues, o movimento nessa época do ano cresce. “Com o horário de verão, as pessoas têm mais disposição na prática de exercícios físicos. Sentimos que depois que começou o horário, o aumento de pessoas que nos procuraram foi bem maior. As mulheres querem ficar com um corpo perfeito na nova estação, para isso é preciso aderir prática de exercícios. Os mais procurados por elas são estepe, musculação, jump, localizada, circuito, ritmos, bicicleta, esteira e outros. A dança também é muito procurada”, explicou.
Giovane Pigozzi, personal trainer da Academia Corpus Sport Center, justifica o crescimento devido ao horário de verão. “Com o horário de verão, notamos que todos os anos, a procura é bem maior. Homens e mulheres buscam uma vida saudável. O horário de treinos mais procurado é depois das 18 horas. Agora com o início das férias, o aumento será bem maior. Sempre é bom alertar as pessoas que querem praticar exercícios, que é recomendável procurar um médico antes de começar os exercícios na academia ou qualquer atividade esportiva é necessário fazer uma avaliação médica. É interessante lembrar também que o acompanhamento de um profissional durante os exercícios é importante para que o aluno não cometa erros e tenha resultados negativos” informou.
A reportagem apurou os preços cobrados nos treinos nas academias existentes na cidade. O preço varia de R$ 40 a R$ 70.
Para quem não quer recorrer às academias e também não pretende continuar no sedentarismo, outra forma de praticar exercícios é a famosa caminhada. É comum ver nas ruas, clubes e praças esportivas, muitos adeptos das caminhadas nas manhãs e tardes.
Em Dracena, um lugar procurado pelos praticantes é a Praça Rotary, nas proximidades da EE 9 de Julho e Colégio Objetivo assim como também na avenida São Cristóvão, no bairro São Cristóvão.
Um levantamento realizado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo junto com o Ambulatório Médico Esportivo do Hospital Estadual Ipiranga apontou que 90% dos esportistas não realizam consultas médicas ou exames cardiológicos antes de começarem a praticar uma atividade física.
Como todo cuidado é sempre necessário, o médico cardiologista Dálvaro Borges Carneiro recomenda. “Todos nós sabemos que a prática de exercícios é fundamental para a saúde e qualidade de vida. Ao iniciar uma atividade esportiva é fundamental tomar alguns cuidados. O primeiro passo é procurar um médico para avaliação prévia do condicionamento físico. O médico normalmente irá pedir ao paciente como avaliação laboratorial inicial, um eletrocardiograma. O eletrocardiograma poderá detectar possíveis e minuciosas alterações cardíacas que poderiam trazer algum risco. Fora que avalia a atividade do músculo cardíaco e detecta possíveis alterações e distúrbios que possam comprometer à prática regular de determinadas atividades físicas. Vale lembrar também que a hidratação do corpo nessa época do ano deve receber uma atenção especial, pois a água transporta nutrientes pelo organismo e os produtos resultantes do metabolismo, por isso é importante repor a água”, explicou.