Na segunda-feira (16) de manhã, antes do embarque de volta a Pirassununga, no Aeroporto Estadual Muliterno de Dracena, quando realizava a inspeção na aeronave de nº 7, o 3º sargento Anderson Luis Trapani, um dos mecânicos da Esquadrilha da Fumaça explicou como é o funcionamento da aeronave usada nas demonstrações de acrobacias por todo o País. Ele disse que cada aeronave pesa em torno de três mil quilos equipada com combustível e pronta para a viagem.
Outro detalhe é que os aviões utilizam o querosene de aviação que é diferente daquele querosene comum que normalmente é usado em casa.
De acordo com Trapani dependendo do tempo de voo as aeronaves que são do ano de 1983 consomem em média 400 libras/ hora.
Segundo ele, todos os dias, os pilotos passam por treinamentos pesados e os aviões por inspeções visuais dentro do hangar antes de voar. Normalmente dentro da aeronave, a tripulação é formada por um piloto e um mecânico, mas nas demonstrações só voa um.
O sargento Trapani afirmou ainda que a fumaça que sai do avião durante a demonstração é proveniente de óleo soltado no escapamento quente.
Explicou o contato do escapamento quente com o óleo forma uma pulverização e então aparece a fumaça visível da aeronave no ar.
Trapani ressaltou ainda que no domingo, as demonstrações da Esquadrilha da Fumaça transcorreram com perfeição e dentro do combinado. “Muito obrigado a todos e foi com bastante alegria para a gente ter recebido o povo de Dracena”, concluiu Trapani.