No último dia 11, a Associação Assistencial Boas Novas (AABN) completou um ano na administração do albergue municipal, oferecendo abrigo temporário à população. De acordo com o funcionário Alessandro Prado Rosa, Dinho, quase 500 pessoas já foram atendidas nesse período.

Ele conta que o espaço é mais procurado por homens, que estão de passagem pela cidade e não têm condições de pagar por alojamento. As mulheres, algumas vezes acompanhadas de crianças, são minoria. Mas, há exceções, Dinho comenta que na última sexta-feira (13), acomodou no albergue uma mãe com nove filhos. “Nunca tínhamos nos deparado com uma situação dessas”, diz. Ele observa que mesmo com os dias mais frios, a procura está normal. “Geralmente recebemos mais pessoas de quarta-feira em diante. Já atendemos viajantes de lugares distantes como Bahia, Santa Catarina, Pernambuco, entre outros”, explica.

Para surpresa de muitos, os andarilhos quase não buscam pelos serviços do albergue. Dinho acredita que eles têm dificuldade para se adaptar as regras estabelecidas, como horários, manutenção da limpeza.

O albergue funciona de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h, com café da manhã às 7h e encerramento das atividades às 8h. Aqueles que precisarem de abrigo, após as 22h, devem procurar o 1º Distrito Policial, que fica em frente ao prédio e policial de plantão irá comunicar um funcionário para abrir o local. 

Os albergados recebem café da manhã (pão e café) e jantar (sopa), toalha, sabonete e uma peça de roupa para o banho, além do local para dormir (no máximo três pernoites). Casos especiais são avaliados pela diretoria e há um regulamento interno a seguir. Dinho explica que a diretoria desenvolve um trabalho diferenciado em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, ajudando tanto os usuários que procuram por familiares, quanto os que demonstram vontade de conseguir trabalho. Ainda há o encaminhamento dos dependentes químicos que querem se tratar.

BOAS NOVAS – A Associação existe há 42 anos, como um trabalho social da Igreja Batista Boas Novas. Por um projeto aprovado pela Câmara de Dracena, a Associação tornou-se pessoa jurídica e passou a administrar o albergue municipal, prestando atendimento aos moradores de rua e pessoas que necessitam pernoitar na cidade, sem condições de custear o alojamento. O presidente da AABN é o pastor Valmir Martins.

SERVIÇO – Informações pelo (18) 9615-2406.