Uma ação sustentável e econômica está diminuindo substancialmente o uso de papel na Fundação Dracenense de Educação e Cultura (Fundec). A partir de uma parceria firmada com a empresa TOTVS, uma das maiores em desenvolvimento de software do mundo, os documentos das unidades Anglo-CID, CEP/UME e Unifadra estão sendo digitalizados.

O projeto de digitalização da Fundec teve início neste ano e faz parte do projeto de Sustentabilidade desenvolvido pela instituição, que prevê várias ações para melhorar o ambiente de trabalho, conscientização de colaboradores e alunos. 

De acordo com Edson Kai, diretor executivo da Fundec, a gestão de documentos por meio do armazenamento digital foi uma decisão estratégica prevista no projeto de Sustentabilidade, com um plano voltado ao gerenciamento do acervo de documentos.  Ainda de acordo com Kai, são mais de 750 mil documentos que estão sendo digitalizados nesta primeira etapa na secretaria da Fundação. 

Pedro Maurílio, diretor do setor de Tecnologia da Informação, explicou que, além de colaborar com o meio ambiente, a digitalização irá reduzir as despesas administrativas, eliminando o uso de papel e irá otimizar recursos e agilizar processos operacionais. “O projeto de digitalização da Fundec e suas unidades escolares trará algumas vantagens como, por exemplo, maior agilidade no acesso à informação, redução da perda e depreciação de documentos em relação a tempo e natureza, a própria redução das despesas e custos com materiais para escritório, segurança e melhoraria do meio ambiente.