As Secretarias Municipais de Saúde da região realizam testes rápidos em pessoas sexualmente ativas para detecção do vírus HIV, além de sífilis e hepatites B e C, na campanha estadual ‘Fique Sabendo’. A estratégia faz parte das ações que marcam o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, lembrado todo ano em 1º de dezembro (amanhã).
O serviço é prestado individualmente e de maneira sigilosa.
O interessado deve procurar até hoje (30), o Centro de Saúde da sua cidade e se informar sobre o teste. Com apenas uma gota de sangue colhida, o resultado do teste rápido sai em 30 minutos. A pessoa recebe aconselhamento antes e depois do exame e em caso positivo é encaminhada para o serviço especializado.
Em Dracena, a Secretaria Municipal de Saúde informou que não está participando da campanha ‘Fique Sabendo’ devido ao trabalho realizado anualmente pela Vigilância Epidemiológica (VE). “Seria um gasto desnecessário para a cidade, tendo em vista que a VE faz esse tratamento, outro detalhe por não realizar a atividade é devido à falta de mão-de-obra para acompanhar todo o processo. A campanha acaba envolvendo muitos profissionais, e no momento não temos”, informa a subchefe de notificações de doença no município, Cristiane da Silva.
Os dracenenses interessados em fazer o teste devem procurar o Posto de Saúde mais próximo de sua residência e solicitar ao médico um pedido de exame. O médico encaminhará uma guia para que o paciente colha o sangue no laboratório gratuitamente. Esse procedimento é realizado durante todo o ano.
Cristiane pontua que em Dracena, cerca de 40 a 50 pacientes portadores do vírus HIV (alguns moradores de cidades vizinhas) fazem acompanhamentos mensais com médico clínico infectologista e recebem orientações e ainda ficam sabendo como anda a carga viral no organismo. Eles recebem periodicamente remédios controlados no posto de saúde da cidade.
NÚMEROS DE CASOS – Levantamento feito pela ONG Sonho Nosso, de Nova Guataporanga aponta que no trecho entre Panorama a Flora Rica, entre 1980 a 2011 foram identificadas 222 pessoas com o vírus HIV, com exceção de Monte Castelo e São João do Pau D’Alho que não apresentam casos da doença nos sistemas analisados. Contudo, a inexistência de notificações no município não quer dizer que não haja pessoas com Aids, tendo em vista que muitos cidadãos preferem realizar o tratamento em outras municípios e não consta nos registros da ONG.
Os municípios que mais apresentam o número de incidências na região são Dracena (45%); Junqueirópolis (16%); Tupi Paulista (13%); Panorama (10%) e Irapuru (7%). Os casos estão concentrados na faixa etária de 20 a 49 anos (84%) e majoritariamente em homens (75%).
De acordo com a ONG Sonho Nosso, a concentração de diagnóstico positivo pôde ser observado nos períodos da campanha do governo “Fique Sabendo”, principalmente nos anos de 2002, 2008 e 2010.
ESTADO – Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo aponta que em uma década, houve queda de 35,7% da taxa de incidência de novos casos notificados de Aids em todo o Estado. No entanto, a doença ainda mata diariamente oito pessoas, em média, no território paulista. Em 2011 foram 3.006 óbitos por Aids no Estado, contra 4.181 em 2000, o que representa diminuição de 28% em números absolutos.
ORIENTAÇÃO – Várias ações estarão sendo realizadas em Dracena para lembrar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.
A Associação Vida e Esperança está distribuindo panfletos com informações sobre os riscos de contrair a Aids aos visitantes que comparecem no Dracena Celebra que acontece no recinto da Fapidra
A ONG Sonho Nosso, que completa nove anos de atividades neste sábado (1º) fará pelo quarto ano consecutivo, panfletagem na base da Polícia Rodoviária de Dracena, orientando os motoristas. A partir de hoje (30), no trecho Panorama a Junqueirópolis, todos os trevos estarão com um grande laço vermelho que simboliza a ação mundial de combate a Aids.