A concessionária de energia elétrica, a Elektro, responsável pelo atendimento de 14 municípios da região da Nova Alta Paulista apontou que Dracena consumiu em novembro deste ano 19% a mais de energia elétrica se comparado a igual período do ano anterior. O consumo megawatt-hora de Dracena foi de 7.112 em novembro de 2011 e 8.494 em novembro de 2012.

Segundo o departamento de comunicação da concessionária, este aumento no consumo esta motivado pelas altas temperaturas registradas na região, explicando também as quedas sucessivas de energia ocorridas nos últimos dias da semana em vários pontos da cidade, em média dois graus acima. Os aparelhos com maior consumo de energia são: chuveiros, ferros de passar roupas, ares condicionados e freezers.  

O aumento do consumo de energia elétrica é refletido no valor da conta, desta forma, o cliente deve estar atento as práticas de economia, como evitar o uso excessivo de ar condicionado e ventilador; abrir a geladeira com frequência e aproveitar a luz natural. Os riscos de racionamento são analisados pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).

No mês passado em Dracena, somente em uma das lojas específicas para vendas de condicionadores de ar, nos últimos dias de novembro, as vendas cresceram cerca de 80%.

Para ter uma noite mais tranquila, a população busca um pouco mais de conforto. Deixado de ser um artigo de luxo há anos, o ar condicionado se tornou um dos produtos mais desejados nas residências, onde o forte calor predomina, como é o caso de Dracena. “Basta ficar alguns dias sem chover e a temperatura aumentar que as vendas sobem”, acrescenta a proprietária da MG Clean, Márcia Feliciano.

A média de venda é de 10 ares-condicionados por dia, nos modelos de nove a 12 mil btus, utilizados geralmente nos quartos.

BRASIL – O Governo Federal anunciou na terça-feira da semana passada, a redução do valor da conta de luz em todo o País. A medida, segundo o Portal do Governo, foi possível com o corte de impostos, taxas, e outras medidas, reconhecendo a tarifa como uma das mais caras do mundo. Essa redução de tarifa com data não informada no vídeo institucional cujo lema é ‘Energia mais barata. Futuro mais rico’ destacou a criação de novos empregos e mais desenvolvimento para o País. 

DICAS DE ECONOMIA – Chuveiro elétrico: evite seu uso no horário de maior consumo de energia, ou seja, o horário de pico (17h30 às 20h30), este é um dos equipamentos que mais consome energia; Quando não estiver fazendo frio, deixe a chave na posição “verão”. Na posição inverno, o consumo de energia é até 30% maior; feche a torneira quando se ensaboar. Lembre-se que a economia de água é fundamental para a economia de energia; Use resistências originais, verificando a potência e a voltagem correta do aparelho. Jamais faça emendas ou adaptações. Esse procedimento aumenta o consumo de energia e causa sérios danos à instalação e ao chuveiro.Ferro elétrico: evite ligar o ferro elétrico nos horários em que muitos outros aparelhos estejam ligados. Ele sobrecarrega a rede elétrica; Junte, sempre, a maior quantidade de roupa possível e passe todas de uma vez; regule a temperatura, no caso dos ferros automáticos. Passe primeiro as roupas delicadas, que precisam de menos calor. No final, depois de desligar o ferro, aproveite ainda o seu calor para passar algumas roupas leves.Ar-condicionado: na hora da compra, dê preferência aos modelos que têm o Selo Procel de Economia de Energia. Eles vão fazer uma boa diferença na sua conta de luz, principalmente no verão, quando o ar-condicionado chega a representar um terço do consumo de energia da casa; dimensione adequadamente o aparelho para o tamanho do ambiente; evite o frio excessivo, regulando o termostato; desligue o aparelho quando o ambiente estiver desocupado; proteja a parte externa do aparelho da incidência do sol, sem bloquear as grades de ventilação; mantenha janelas e portas fechadas quando o aparelho estiver funcionando; mantenha limpos os filtros do aparelho, para não prejudicar a circulação do ar.Geladeira e Freezer: na hora da compra, procure os modelos com o Selo Procel de Economia de Energia. Eles vão fazer uma boa diferença na sua conta de luz, pois consomem menos energia; Instale o aparelho em local bem ventilado, longe do fogão, aquecedores e áreas expostas ao sol. Deixe espaço mínimo de 15 cm dos lados, acima e no fundo do aparelho, em caso de instalação entre armários e paredes; não abra a porta sem necessidade ou por tempo prolongado; arrume os alimentos de forma a perder menos tempo para encontrá-los e deixe espaço entre eles para o ar poder circular; não guarde alimentos e líquidos quentes, nem em recipientes sem tampa;


não forre as prateleiras da geladeira. Isso dificulta a circulação de ar;
faça o degelo periodicamente para evitar que se forme camada de gelo;
no inverno, a temperatura interna do refrigerador não precisa ser tão baixa quanto no verão. Regule o termostato; não use as serpentinas de trás do aparelho para secar panos e roupas. Conserve-as limpas; ao se ausentar de casa por tempo prolongado, esvazie a geladeira e/ou freezer e desligue-os da tomada; mantenha em perfeito estado a borracha de vedação da porta. (Dicas de economia disponibilizadas no site da Elektro).

Moradores de Dracena consumem 19% a mais de energia este ano em relação ao ano passado