É cada vez mais comum em Dracena e região, a realização de festas em chácaras e ainda menos frequente a iniciativa da organização desses eventos em providenciar o projeto técnico para as medidas de segurança junto ao Corpo de Bombeiros. O tenente Maxwel, do Corpo de Bombeiros informou que a guarnição acaba não sabendo dos eventos em andamentos em Dracena, principalmente os promovidos em horários noturnos.
Para minimizar esta preocupação, o tenente pede aos organizadores destes eventos artísticos ou culturais, para verificar-se há necessidade de se apresentar um projeto técnico para se adequar às medidas de segurança.
O oficial lembrou a existência do Raízes, na avenida Washington Luiz, como o único estabelecimento na categoria de boate regularizada em Dracena, portanto não se sabe da existência de outro estabelecimento desse mesmo portes, e, caso tenha recomendou procurar o Posto de Bombeiros para se regularizar.
Nos eventos em chácaras é necessário se manter regularizado para assim receber a visita de inspeção do Corpo de Bombeiros, para averiguar em que ponto este local se enquadraria no Decreto Estadual nº. 56.819, de 10 de março de 2011, para regularizar as medidas de segurança contra incêndio e acidentes e a partir dessa vistoria os organizadores vão receber o ‘auto de vistoria’ para se regularizarem dentro das normas exigidas no decreto. Mesmo sendo em uma área aberta é necessário se regulamentar.
A mesma orientação serve para pousadas nos municípios de Panorama e Paulicéia que normalmente recebem públicos para eventos festivos naquelas cidades, mesmo não promovendo festas nestes estabelecimentos, os proprietários devem solicitar a regulamentação no Corpo de Bombeiros.
EQUÍVOCO – O tenente Maxwel se retratou da informação prestada ontem (30), ao Jornal Regional, em relação à situação da Associação Dracenense de Esportes e Cultura (Adec), na matéria “Estabelecimentos de eventos de Dracena atendem a requisitos de segurança exigida pelo Corpo de Bombeiros”, página 39, Segundo ele, a Associação é um dos poucos locais de reunião do público que se encontra regularizada e elencada no Corpo de Bombeiros.