As férias escolares chegaram e muitas famílias se perguntam qual passeio escolher? Entretanto, no atual cenário financeiro a regra é gastar pouco. Apesar disso, aqueles que consideram uma viagem um verdadeiro investimento pessoal, não deixam se abater e reinventam as férias de uma forma com que caiba no bolso.
Segundo Denise Ribas, proprietária de agência de turismo, uma opção para controlar os gastos são os pacotes all inclusive. “É uma opção que oferece sossego, conforto, segurança, sem surpresas após o retorno do passeio”, disse.
Pacotes como esse, oferecem hospedagem, passagem aérea, comidas, bebidas, além de passeios turísticos. O valor do pacote pode ser dividido em até 10 vezes no cartão e algumas empresas conseguem dividir em até 12 vezes sem juros no boleto bancário. “Se colocar na ponta do lápis os gastos no final da viagem, o valor fica mais atrativo”, salienta Ribas.
Outra dica mais atraente financeiramente são os pacatos rodoviários ou terrestres. Com a alta valorização do dólar, dispensar o avião e fazer uma viagem de ônibus ou até mesmo de carro, são uma das ideias neste período. A empresária destaca que há hotéis fazenda na região de Presidente Prudente com ótimo custo-benefício. Um final de semana em um desses locais, para o casal com mais duas crianças até 12 anos, com comidas, bebidas, entretenimento inclusos desembolsará aproximadamente R$ 1,7 mil.
Ribas lembra que garantir a viagem antecipadamente, garante um preço melhor, principalmente no valor das passagens aéreas.
Francisco Ferraz Caldas, empresário do mesmo segmento, conta que as empresas aéreas se adequaram a realidade brasileira e mesmo com descontos nos preços das passagens, a cotação do dólar cada vez mais alta atrapalha o setor.
Segundo ele, as empresas de cruzeiros marítimos, como a MSC Cruzeiros e Pullmantur cancelaram a vinda de 80% dos navios para o Brasil. “Lá fora todos sabem a situação que estamos vivendo e estão todos temerosos”, ressalta Caldas.
Uma das opções da agência de Caldas é o litoral catarinense e paranaense. “São excelentes hotéis, com cinco dias de hospedagem, rodoviário, com café da manhã e passeios inclusos, por menos de R$ 1 mil”, informa.
Caldas enfatiza, que ao contrário do que muitos pensam, fazer uma viagem não é algo supérfluo. “Só quem viaja sabe o quanto é necessário a família ter um momento de descanso para renovar as energias e retornar as atividades com mais ânimo. O melhor investimento é aquele que você faz em si mesmo”, explana o empresário.