Estamos vivendo um verão muito quente. O sol sempre está a pino e haja proteção para a pele e para os cabelos. Não é de hoje que os especialistas em meteorologia garantem que o calor vai aumentar ainda mais devido às agressões ao meio ambiente e a gente parecia não acreditar muito nisso, mas a realidade vem mostrando que isso está acontecendo.
As sombrinhas que usávamos apenas para nos proteger da chuva ganharam novas estampas e já circulam para proteger do sol as cabeças mais antenadas. Virou acessório do dia a dia e pode ser encontrada em modelos que, quando fechados, tornam-se pequenos e cabem no porta-luvas do carro ou dentro de qualquer bolsa.
Por isso, não tenha receio de usá-las e circular com elas abertas em pleno meio-dia e sob o escaldante sol.
Verão, a época também lembra os bronzeados, mas diante de tantas recomendações, o dourado da pele parece ficar em segundo plano. Nada disso. Tomar sol é bom e faz bem à saúde, basta respeitar os horários recomendados e usar protetor solar. A novidade boa é que já existem no mercado protetores acrescidos de alguns ingredientes específicos, entre eles o betacaroteno que prometem dar aquele bronzeado à pele e ainda tem fator de proteção 15 ou 30.
Já que estamos falando de “coisas antigas” como a sombrinha, por exemplo, o bom e velho crochê anda moderníssimo e aparece na confecção de batas, blusas, bolsas, e nos acessórios como colares e pulseiras. É o queridinho também na hora de costumizar as peças. Também tem a cara do verão, prefira as linhas à base de algodão na hora de mexer com as agulhas. Falando um pouquinho mais do figurino de verão, para refrescar nada como peças soltinhas e as túnicas em versões mais curtas – ou do comprimento que você quiser – estão na moda e o bom é que cai bem em todas as mulheres.
É hora também de pensar num corte de cabelo funcional e mudar o xampu e cremes de tratamento e proteção, afinal o sol, o vento, o cloro da piscina e a areia da praia sempre fazem alguns estragos.
Falando especificamente dos cabelos, eles existem para proteger o couro cabeludo do sol, mas estão à serviço da beleza, emolduram o rosto e dão o toque final em qualquer produção.
Os especialistas explicam que não somente o vento, a areia, o sol e o cloro podem estragar os fios, mas o excesso de cremes também faz estragos. Por isso, é bom ficar atenta à algumas dicas de profissionais no assunto.
O sol, na medida e no horário adequado, faz bem à saúde e deixa a pele bronzeada, mas a exposição exagerada causa o envelhecimento do cabelo, daí ficam ressecados, sem vida e sem brilho. O calor também abre a cutícula e isso faz com que os fios percam proteínas, ficam desidratados e aparecem as famigeradas pontas. Como a estrutura capilar foi danificada, os cabelos não conseguem mais reter os nutrientes; se tiver tintura, os pigmentos que dão cor desbotam. Resultado final: pele bonita e cabelo seco e sem graça.
E o cloro? Ele “ataca” todos os tipos de cabelos; provoca ressecamentos e, se tiver tintura, pode reagir e alterar a cor. É comum cabelos pintados de loiro ficarem esverdeados.
Então qual é a saída? Usar produtos adequados!
As melhores armas são os produtos com filtro solar, xampu anti-resíduos e hidratação constante.
Assim, use xampus e condicionadores com filtro solar, existem ótimos produtos no mercado a preços bons; os hidratantes, cremes para pentear e máscara devem ser “sem enxágue” e ter filtro solar; o banho de creme é fundamental para a hidratação, com intervalos de 15 dias, procure um bom profissional e faça isso no salão; prenda os cabelos usando presilhas e piranhas, não use elásticos de borracha ou grampos, pois quebram os fios; pelo menos uma vez por semana use xampu anti-resíduos, eles limpam profundamente e removem os excessos que geralmente se acumulam nos fios; evite usar secadores e chapinhas; use sempre pente de dentes largos para desembaraçar os fios; capriche na alimentação dando preferência às frutas e saladas.
O que você não deve fazer de jeito nenhum é passar produtos à base de óleo mineral na tentativa de hidratar os fios, pois só vão piorar a situação; não use condicionadores ou máscaras com enxágue, no lugar do leave-in, pois esses produtos utilizados de forma incorreta desequilibram o pH e provocam descamações que podem ser confundidas com caspas; a máscara hidrata, mas deve ser usada de acordo com as instruções e acontecer o enxágue.