A Polícia Civil realiza desde a 0h desta quinta-feira uma operação em diferentes cidades do Estado de São Paulo para recapturar foragidos e cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra suspeitos de envolvimento em diversos tipos de crimes, como latrocínio, homicídio, estupro, entre outros. Balanço parcial aponta que, até as 9h, 236 pessoas haviam sido presas, sendo 75 em flagrante, em toda a Grande São Paulo.
Os dados da Operação Gênese ainda são preliminares. Segundo o delegado-geral, Domingos Paulo Neto, cerca de 150 pessoas também teriam sido presas na região de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), mas não há detalhes.
A polícia ainda não informou se, além dos 75 presos em flagrante, as demais prisões ocorreram em cumprimento a mandados ou se há suspeitos de crimes, que podem ser liberados após depoimento.
Balanço
Entre os presos na cidade de São Paulo estão 12 condenados por homicídio que estavam foragidos da Justiça.
Também durante a operação policial, um cativeiro foi localizado na zona leste de São Paulo e duas vítimas, libertadas. Em Osasco (Grande São Paulo), uma rádio pirata foi fechada.
Operação
Além das prisões, a operação visa ainda apreender máquinas caça-níqueis e produtos piratas.
Segundo a assessoria da Polícia Civil, o nome da operação representa o surgimento de uma nova Polícia Civil, que age em conjunto para coibir a criminalidade.