O Museu da Língua Portuguesa desembarca, no dia 25 de março, no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Na bagagem leva a inédita exposição LINGUAVIAGEM – em português todos se encontram, a primeira mostra itinerante do museu. Circular o seu acervo por diversas cidades do Brasil e do Exterior é um dos projetos prioritários da entidade que pertence ao Governo do Estado de São Paulo e é administrado pela Poiesis – Organização Social de Cultura.
O convite para o Museu da Língua Portuguesa levar a exposição a Brasília partiu do Ministério das Relações Exteriores, que realiza entre os dias 25 e 31 de março, juntamente com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) a Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial.
O objetivo da conferência é examinar as oportunidades, desafios e instrumentos para a valorização da língua e sua projeção no cenário internacional. Foram programados debates, intercâmbio de ideias e troca de experiências entre representantes da sociedade civil dos Estados membros da CPLP, com a participação de delegações governamentais dos países da Comunidade. Além dos Estados membros – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste -, foram convidados para a conferência a Guiné Equatorial, as Ilhas Maurício e o Senegal, na qualidade de Estados observadores associados.
Paralelamente à Conferência Internacional, será organizada uma semana cultural da língua portuguesa, cuja programação envolverá, além da exposição LINGUAVIAGEM – em português todos se encontram, mostra de cinema, apresentações musicais e encontros de escritores. Estes eventos acontecem no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (CCBB DF).
A exposição
O Museu da Língua Portuguesa leva para Brasília réplicas de parte de seu acervo instalado em 1,2 metros quadrados na Estação da Luz, em São Paulo. Em Brasília, a exposição ocupará 350 metros quadrados no Palácio do Itamaraty.
A exemplo de São Paulo, as boas-vindas de LINGUAVIAGEM começam com a exibição do filme Idiomaterno, que tem as assinaturas de Antonio Risério (argumento), Tadeu Jungle e Marcelo Presotto (direção), Isa Grinspum Ferraz (roteiro) e Fernanda Montenegro (narração).
A exposição prossegue com as instalações:
A Língua Portuguesa no mundo: um mapa mundi destaca todos os países que falam a língua portuguesa.
Mapa das grandes famílias linguísticas: linha do tempo com a história da Língua Portuguesa até a era dos descobrimentos.
A literatura da Lingua Portuguesa: espaço onde será retratada a literatura dos oito países de língua portuguesa e seus principais autores; espaço para leitura (livros de diversos autores dos 8 paises estarão disponíveis para os visitantes); e painel com trechos de obras escritas originalmente em língua portuguesa.
O português no Brasil: em 4 terminais de computador o público poderá conhecer o significado e a origem de palavras “emprestadas” de outros idiomas pelo português falado no Brasil, como as línguas africanas, indígenas e os diversos idiomas dos imigrantes, além de um grande painel com trechos de letras de grandes clássicos da nossa MPB e belas imagens do Brasil.
O mundo da lingua Portuguesa: espaço onde serão exibidos três filmes que mostram a língua portuguesa no cotidiano do povo brasileiro.