Começam hoje (1º) as inscrições para o Prêmio Roquette Pinto – 1º Concurso de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos, elaborado pela Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub) em parceria com o Ministério da Cultura (Minc), com apoio da Petrobras. O lançamento oficial do edital, inédito no país, será feito na próxima segunda-feira (5), na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. As inscrições podem ser feitas no site www.arpub.org.br até o dia 14 de maio.
O secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Silvio Da-Rin, disse à Agência Brasil que o edital da Arpub se insere no âmbito do Programa de Estímulo ao Rádio Brasileiro – Radio Brasil, lançado no final do ano passado pelo Minc. O programa pretende contribuir para o desenvolvimento das emissoras públicas de radiodifusão sonora e de rádio em plataformas digitais. “É um programa que tem duas vertentes: o fomento à criação e difusão radiofônica, além da capacitação de radialistas e recuperação da memória do rádio brasileiro.”
O presidente da Arpub, Orlando Guilhon, informou que o Prêmio Roquette Pinto é voltado a empresas, englobando rádios públicas e comunitárias, rádios universitárias, produtoras independentes de áudio, instituições de cultura e de ensino. “Esse é o universo para o qual o projeto está focado.”
Poderão ser inscritos programas de radiodramaturgia, ou radioteatro; programas infantojuvenis; rádiodocumentário, envolvendo jornalismo investigativo; e radioarte, chamado em alguns países de experimentação sonora, que trabalha com linguagens diferenciadas.
O edital da Arpub pretende também incentivar a diversidade regional para essas produções independentes. “A Arpub é uma entidade que congrega todas as rádios públicas espalhadas pelo Brasil. E o projeto, incentivado pelo Minc, visa a sair um pouco da concentração do eixo Rio-São Paulo. Portanto, nós estamos incentivando que produtores independentes, cursos de comunicação, rádios comunitárias e públicas do Brasil inteiro possam participar e disputar esse concurso”, afirmou Gilhon.
Uma comissão formada por oito profissionais indicados pela Arpub e pelo Minc selecionará 40 projetos vencedores. Cada um receberá R$ 20 mil como prêmio para produzir seis horas de conteúdo radiofônico. Os produtores terão liberdade para definir o formato da obra, “desde que respeitem o conjunto de seis horas de conteúdo de programação”, destacou Guilhon. A divulgação dos ganhadores do Prêmio Roquette Pinto está programada para 14 de junho.