O tempo permanecerá estável em praticamente todo o estado do Paraná devido à presença de uma massa de ar frio e seco sobre o Sul do país. De acordo com o meteorologista do Instituto Tecnológico do Paraná (Simepar), Samuel Braun, a nebulosidade baixa, proveniente da circulação dos ventos do Sudeste, se estende desde os campos gerais até as praias. Em alguns pontos, principalmente nas serras, há registro de chuviscos e restrição de visibilidade. A temperatura no estado varia hoje (28) de 9 graus Celsius (ºC) a 27 °C.
A chuva e o vento forte dos últimos dias provocaram estragos em 45 municípios paranaenses, de acordo com o último boletim da Defesa Civil. As regiões oeste, sudoeste, centro-sul, metropolitana de Curitiba e litoral foram as mais atingidas. Até o momento, dois municípios – Pinhais e Piraquara – decretaram situação de emergência. Esses municípios disponibilizaram os telefones (41) 39125118 e (41) 36751238 para o recebimento de doações. Os desabrigados e desalojados necessitam principalmente de móveis, alimentos não perecíveis, colchões, cobertores e roupas.
Devido ao grande volume de chuva, a vazão das Cataratas do Iguaçu está hoje mais de dez vezes maior do que o normal. De acordo com a assessoria do Parque Nacional do Iguaçu, a vazão está em 14,3 mil metros cúbicos por segundo. A média normal é de 1,2 a 1,5 mil metros cúbicos.
O aumento de água nas quedas das cataratas, que é monitorado pelo Sistema de Hidrologia da Companhia Paranaense de Energia (Copel), começou a ser registrado no sábado (24).
A administração do Parque Nacional do Iguaçu, por questões de segurança, mantém interditada a Passarela Garganta do Diabo, um dos pontos mais visitados por turistas nas cataratas, desde sábado e sem data prevista para reabrir. As demais áreas funcionam normalmente.