SÃO PAULO – A Petrobras inaugura na próxima segunda-feira, dia 14, o Gasoduto Rio de Janeiro-Belo Horizonte II (Gasbel II), que eleva a 12,9 milhões de m² por dia a capacidade de transporte de gás natural para Minas Gerais. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará presente à cerimônia de inauguração.
Com investimento de R$ 1,28 bilhão e geração de 21,9 mil empregos diretos e indiretos, o gasoduto, que liga Volta Redonda (RJ) a Queluzito (MG), aumenta a capacidade de transporte de gás natural para a Região Metropolitana de Belo Horizonte e para o Vale do Aço. Obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Gasbel II tem 267 quilômetros de extensão, 18 polegadas de diâmetro e capacidade para transportar 5 milhões de m² por dia.
Até dezembro do ano passado, Minas Gerais tinha apenas um gasoduto, o Gasbel I, que iniciou operação em 1994 com capacidade para transportar 3,15 milhões de m² por dia. De acordo com a Petrobras, a entrada em operação de dois novos gasodutos neste ano – o Paulínia-Jacutinga, em janeiro, e o Gasbel II – deixa o Estado em condições de receber quatro vezes mais o volume de gás natural dos últimos 16 anos.