Desde a manhã desta segunda-feira os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) percorrem o município realizando a coleta de dados para o Censo 2010. A primeira residência a ser visitada foi a do prefeito Ernane Erbella, que recebeu as agentes e forneceu todos os dados solicitados na pesquisa.

Em Presidente Venceslau, o IBGE estima visitar aproximadamente 18 mil domicílios, nas áreas urbana e rural. Para o trabalho, 48 recenseadores foram contratados e treinados. Eles se apresentarão para os entrevistados munidos de computadores de mão, coletes e crachás de identificação.

“Pedimos para que a população receba os recenseadores do IBGE com carinho e que responda os questionamentos com calma e fornecendo dados corretos. A partir das informações colhidas é que se torna possível o planejamento das políticas sociais, que envolvem educação, saúde, geração de empregos, segurança e outros, no País e, principalmente, em nossa cidade”, expõe o prefeito venceslauense.

Erbella acredita que os números do Censo 2010 possam demonstrar não apenas o raio-x atualizado de Presidente Venceslau, mas também o aumento populacional, que poderá elevar o município a um novo nível nos critérios utilizados pelos governos Estadual e Federal para o repasse de tributos, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), entre outros, que auxiliarão nas contas públicas municipais.

Cada pesquisa tem previsão de durar cerca de 15 minutos. Todos os dados fornecidos permanecerão em total sigilo.

As pesquisas do Censo serão realizadas durante três meses. Em novembro próximo, a expectativa é que os resultados preliminares sejam divulgados. Em janeiro, portanto, a previsão é que o levantamento estatístico do País esteja todo concluído.

Sem coletes – Um atraso na remessa dos coletes provocou problemas com a entrega do vestuário para os recenseadores de Presidente Venceslau. A previsão de chegada é para esta semana. Os moradores que tiverem alguma duvida quanto ao recenseador, poderá verificar o número da matrícula impressa no crachá e ligar para o 0800-7218181 ou acessar o site do IBGE (www.ibge.gov.br/censo2010) para verificar a autenticidade do agente. Outra possibilidade é ligar para o telefone (18) 3272-2725 e receber a informação diretamente do Posto do IBGE na cidade.

Censo – O objetivo é o de retratar o perfil, apontar as características socioeconômicas dos domicílios e mostrar como são e como vivem os cidadãos brasileiros. Com base no Censo 2010 é que serão norteados o planejamento público e privado da próxima década. Pela primeira vez neste ano, a pesquisa também vai levantar a quantidade de pessoas que falam línguas indígenas e outros idiomas e o número de casais que recorreram a união homoafetiva.