O dia 1º de agosto marcou o início do 12º Censo Demográfico brasileiro, que fará a contagem de toda população e o retrato de suas condições de vida. Durante esta semana e pelos próximos três meses, 191.972 recenseadores do IBGE percorrerão os 8.514.876,599 km² do território nacional, nos 5.565 municípios brasileiros.

Em Dracena, ontem, houve a finalização dos contratos com os 47 recenseadores que trabalharão na cidade. Eles ainda receberam os uniformes, PDAs (computadores de mão) e fizeram o reconhecimento dos setores acompanhados dos agentes censitários supervisores.

As entrevistas com os moradores também começam esta semana e o IBGE espera contar com a colaboração da população, que deve receber bem o recenseador e responder o questionário corretamente. A partir dessas informações coletadas pelos recenseadores é que o Brasil poderá se planejar para os próximos dez anos: elas ajudarão a definir políticas públicas em níveis nacional, estadual e municipal, além de auxiliar a iniciativa privada a tomar decisões sobre investimentos.

O recenseador poderá ser identificado pelo seu uniforme – colete e boné, com logotipo do Censo, pelo equipamento eletrônico de coleta de dados (PDA) e por um crachá visível no bolso do colete, com nome, número de matrícula e foto. Essa identidade poderá ser confirmada por meio de ligação gratuita para o telefone 0800-7218181, das 8h às 22h, e pelo site do IBGE na Internet, no link www.censo2010.ibge.gov.br/recenseadores.php.

Como grande parcela da população passa a maior parte do dia fora do domicílio, os recenseadores poderão fazer visitas no horário noturno, durante feriados ou finais de semana. Uma novidade do Censo 2010 é a opção de preencher o questionário pela Internet. Mas a possibilidade só é válida após a visita do recenseador – que fornecerá um envelope lacrado contendo códigos (e-tickets) que dão acesso ao questionário, em site seguro e criptografado. A medida garante o sigilo e a segurança das informações prestadas.

O questionário para resposta via Internet não estará na homepage do IBGE e não será possível acessá-lo sem antes receber a visita do recenseador. O IBGE não enviará nenhum e-mail solicitando preenchimento de questionários.

Portanto, as pessoas não devem abrir nenhuma mensagem eletrônica supostamente enviada pelo IBGE. Haverá um prazo para o morador efetuar as respostas via Internet e, caso ele não o faça, o IBGE entrará em contato, solicitando o envio das informações.

A população pode acompanhar as informações atualizadas do Censo 2010 pelo site (www.censo2010.ibge.gov.br). O primeiro resultado total da população será conhecido no dia 27 de novembro, e nos meses seguintes serão divulgadas as demais informações referentes aos questionários do Censo.