Os moradores de comunidades isoladas do Espírito Santo não ficarão mais de fora do processo eleitoral. Com o Programa de Ética e Transparência Eleitoral (Prete), do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), eles estão sendo orientados sobre como solicitar o título de eleitor.
O Prete também tem como objetivo combater a compra de votos e conscientizar o eleitor sobre a importância cívica do voto. Para facilitar o trabalho de emissão do título, o programa conta com um cartório móvel.
Amanhã (24), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Ricardo Lewandowski, estará no Espírito Santo e vai conhecer o trabalho feito pelo Prete. Ele também terá um encontro com os magistrados do TRE-ES e participa da cerimônia de abertura da 1ª Vigília Cívica em Defesa do Voto ético.
Lewandowski já esteve em 16 estados para conhecer a estrutura eleitoral montada para as eleições deste ano, entre eles o Rio Grande do Norte, Ceará, Mato Grosso do Sul, Alagoas e Pernambuco, onde alguns municípios foram devastados pelas chuvas. O presidente do TSE também visitou o Amapá que recentemente teve o governador e ex-governador investigados sobre suposto desvio de recursos públicos.