O estado de São Paulo tem um bom motivo para comemorar o Dia Nacional do Doador de Órgãos, que cai na próxima segunda-feira, 27 de setembro. Balanço da Secretaria de Estado da Saúde aponta que neste ano o número de doações de órgãos está 29,6% superior ao registrado em 2009.
Segundo dados da Central de Transplantes da Secretaria, de janeiro a 15 de setembro deste ano foram 635 doadores. No ano passado, nesse mesmo período, houve 490. Em 2010, já foram realizados 1.696 transplantes de órgãos, 23,2% a mais do que os 1.376 do ano passado.
Houve neste ano 59 transplantes de coração, 82 de pâncreas, 1.036 de rim, 474 de fígado e 45 de pulmão.
“Com auxílio da população e a colaboração dos hospitais, que estão mais atentos à notificação de potenciais doadores, os resultados obtidos estão cada vez melhores nesta área e ajudando a salvar muitas vidas”, afirma o coordenador da Central de Transplantes, Luiz Augusto Pereira.
Desde 2009 a Secretaria mantém coordenadores intra-hospitalares de doação e transplante em 22 hospitais da rede estadual paulista. Esses profissionais têm como função identificar pacientes que possam ser potenciais doadores e acompanhar o processo de realização de exames para viabilizar a doação.
A Secretaria orienta àqueles que desejam ser doadores de órgãos para que deixem essa intenção clara aos seus familiares, pois somente a família pode autorizar ou não a retirada de órgãos para transplante.