Quase 2,5 milhões de alunos de escolas estaduais, municipais e particulares participarão das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) nos dias 17 e 18 de novembro. Mais uma vez, alunos de todas as 5.054 escolas estaduais que oferecem ensino regular nos anos/séries avaliados participam do Saresp, assim como estudantes de 117 escolas técnicas estaduais administradas pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e vinculadas à Secretaria Estadual de Desenvolvimento do Estado de São Paulo.

Como em 2009, o Governo do Estado de São Paulo vai custear a aplicação da avaliação para 3.469 escolas de 561 municípios que aderiram ao exame este ano. Ainda, 255 escolas particulares, voluntariamente, mostraram interesse em juntar-se à iniciativa da Secretaria de Estado da Educação. Este ano, o modelo de logística, pela primeira vez, fica sob responsabilidade da Vunesp – Organizadora de Concursos Públicos e Vestibulares da UNESP, Universidade Estadual de São Paulo.

“O intuito é oferecer aos municípios um parâmetro de qualidade que permita diagnosticar a situação de suas escolas, acompanhar a evolução da qualidade de ensino ao longo dos anos e desenvolver políticas públicas voltadas para a melhoria da aprendizagem dos alunos. Assim, construímos, juntos, Estado e municípios, uma educação cada vez mais sólida e eficaz”, afirma o secretário da Educação, Paulo Renato Souza.

Prova

A prova que será realizada nos dias 17 e 18 de novembro é voltada a estudantes dos 3º, 5º, 7º e 9º anos/2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual, além de alunos de escolas municipais e particulares que aderiram à avaliação. O objetivo é aferir o domínio das competências e habilidades básicas em língua portuguesa e matemática previstas para o término de cada ano/série. Também serão aplicadas avaliações de ciências para alunos dos 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e ciências da natureza (física, química e biologia) para os alunos da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual.

As provas serão realizadas nos três períodos (manhã, tarde e noite), no horário de início regular das aulas, com tempo de duração de 3 horas. Para alunos com baixa ou nenhuma visão serão impressas provas em braile e ampliadas.

Idesp

A ação conjunta entre Estado e municípios também se consolida com os resultados do Saresp, pois este se converte no indicador de desempenho utilizado para cálculo do Idesp – Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo. No Idesp, são explicitados índices para cada um dos níveis de ensino, por escola, a partir dos quais se definem as metas para o ano seguinte. Cada secretaria municipal pode, contudo, utilizar os dados fornecidos para criar indicadores e estipular metas conforme seus próprios critérios. Os resultados médios obtidos pelas escolas municipais em 2009 e a média das metas para este ano podem ser acessadas clicando aqui. (Com informações da Secretaria da Educação)