A empresa aérea TAM foi autorizada a retomar, a partir do meio-dia de hoje (1º), a venda de passagens. A decisão é da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que, na segunda-feira (29), determinou a suspensão da emissão de bilhetes da companhia, medida que deveria valer até sexta-feira (3). No entanto, a Anac antecipou o fim da suspensão por entender que a empresa conseguiu superar, nas últimas 24 horas, os problemas apresentados no domingo (28), que acarretaram atrasos e cancelamentos de voos acima da média.
Até às 20h de ontem (30), dos 717 voos programados pela TAM, 12% atrasaram e 5,2% foram cancelados. Dos 2.137 voos domésticos programados no país, ocorreram 13% de atrasos e 5,4% de cancelamentos. Até às 15h de hoje, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) registrou atraso em 41 voos da TAM (8,1%) e 23 cancelamentos (4,6%).
Segundo a Anac, a suspensão da venda de passagens da TAM por dois dias evitou que mais passageiros, além dos que já haviam adquirido bilhetes anteriormente, fossem prejudicados.