A cidade recebeu cerca de 300 participantes no 5º Festival Interestadual de Capoeira, organizado pela Secretaria Municipal de Educação através do Projeto Criança Feliz e do contra mestre Charles. As atividades ocorreram na sexta e no sábado, com a presença de capoeiristas de Rio Verde (GO), Maringá, Mandaguaçu, Amaiporã e Curitiba, do Paraná, e de Três Lagoas (MS).
Na sexta-feira (19) à noite, na Praça Arthur Pagnozzi, a “Roda de Rua” marcou o início da programação com 80 capoeiristas. No sábado (20) à tarde, no ginásio de esportes Galenão, 19 alunos trocaram de graduação, avaliados pelo contra mestre Charles.
Ele explicou que são analisados a quantidade de golpes, técnicas, conhecimento de música e ritmo para que o aluno troque de cordão. São 11 graduações na capoeira, representadas pela troca de cordões coloridos. Também no sábado, houve duas apresentações folclóricas: “puxada de rede” (um teatro da capoeira) e maculele (dança com bastões) de equipes de Presidente Venceslau.
O contra mestre Charles destacou que o objetivo foi reunir profissionais que atuam na área de cultura, esporte e educação para promover um intercâmbio de experiências, divulgar a capoeira e proporcionar momentos de descontração e lazer à comunidade e aos alunos dos projetos.
O evento contou com a presença da primeira-dama Darcy Danelute Rejani, representantes e coordenadores do Executivo.