A deficiência do país no setor de infraestrutura, especialmente em telecomunicações, foi apontada hoje (24) pelo presidente da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), Rodrigo Assumpção, como a maior dificuldade para a implantação de projetos importantes na área. Como exemplo ele citou programas de inclusão digital, como o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).
O assunto foi debatido hoje durante a abertura do 21º Fórum de Tecnologia da Informação e Comunicação, no Ministério da Previdência Social.
No encontro, o secretário executivo do Ministério da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, destacou que tecnologia permite mais acesso da população aos serviços públicos, com a consequente melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. Ele citou como exemplo a implantação do serviço telefônico 135, responsável pelo agendamento dos atendimentos previdenciários ao público. Gabas lembrou que, antes desse serviço, as pessoas passavam horas na fila, às vezes durante a madrugada, para conseguir atendimento.
Para o presidente da Dataprev, o Ministério da Previdência vai encontrar dificuldades de infraestrutura e de comunicação para fazer com que muitas das 750 novas agências e postos de atendimento comecem a atender o público.
Na tarde de hoje serão apresentadas experiências vividas no país na área da inclusão digital. Também será feita uma exposição sobre o funcionamento de telecentros como espaços públicos e comunitários de inclusão digital.