Amanhã, a partir das 22h (horário de Brasília), ocorre o maior evento de artes marciais mistas (MMA) do mundo, o Ultimate Fighting Championship (UFC), no Rio de Janeiro. Fora dos Estados Unidos, onde está presente em quase todos os estados, o Brasil representará o sétimo país a receber uma edição do UFC, depois do Canadá, Alemanha, Inglaterra e Irlanda, Emirados Árabes Unidos e Austrália.
O MMA (Mixed Martial Arts, em inglês), que significa mistura de artes marciais, é o antigo vale-tudo, mais conhecido através da família Gracie no Brasil. No entanto, a modalidade já era praticada desde os tempos do samurai no Japão, onde uma academia desafiava a outra e o perdedor tinha que fechar o dojo (academia).
Naquela época, os mestres enfrentavam-se para mostrar a superioridade de suas lutas, como karatê e jiu-jitsu, num combate sem regras, sem proteção, em que os lutadores saíam machucados ou até sem vida.
Hoje, o MMA tornou-se um esporte de bilhões de doláres, com regras, de forma a preservar a integridade dos atletas – há tempo de luta para descanso, proteção, luvas e algumas proibições como dedos nos olhos do oponente, bate estaca, chutes quando o adversário estiver caído, além de um “juiz”.
Os principais estilos de luta em destaque amanhã, no UFC-Rio, serão: jiu-jitsu, karatê, muay-thay, judô, boxe, luta olímpica ou greco-romana. O evento será transmitido a partir das 18h, no canal pago pela Premier-Combat e no canal aberto pela Rede TV, às 22h, ao vivo, no Rio de Janeiro.
O confronto principal da noite será entre o campeão dos médios Anderson Silva e o japonês Yushin Okami. Para ser campeão dos médios, o judoca Yushin Okami terá que superar Anderson Silva, o atleta mais criativo da modalidade. O brasileiro também é dono da maioria dos recordes do UFC e considerado o principal lutador de história da franquia.
Como se não bastasse, Anderson ainda terá o apoio de quase 15 mil pessoas na Arena HSBC, na Barra da Tijuca. Cada edição do UFC é acompanhada pela televisão em 354 milhões de lares em 145 países e territórios em 19 diferentes línguas.