A partir de amanhã (16), as tarifas dos ônibus das linhas intermunicipais sofrerão reajuste de 8,88%, após 18 meses sem aumento, segundo informou a Agência Reguladora de Transporte (Artesp). Em Dracena, a empresa Expresso Adamantina confirmou o reajuste, no guichê do Expresso Prata e Viação Jandaia ainda não havia a informação do reajuste na manhã de ontem.
A Artesp informou que o cálculo do reajuste representa a recomposição de custos operacionais entre janeiro de 2010 e junho de 2011. O índice inflacionário do período, IPC-A, ficou em 10,01%.
Foram consideradas as variações de diversos itens como os salários da categoria, reajustados em aproximadamente 23% nos dois últimos dissídios da categoria e o custo de pneus que subiu até 29,95%.
A agência ainda recomenda que os usuários das linhas rodoviárias programem suas viagens e comprem passagens com data em aberto antes do reajuste, uma vez que os bilhetes são válidos por um ano.
O reajuste, calculado e autorizado pela Artesp vale para as linhas intermunicipais do Estado de São Paulo, exceto as que operam dentro das regiões metropolitanas. Usuários têm a linha telefônica gratuita da Ouvidoria da Artesp para pedir informações, fazer sugestões e reclamações. Basta ligar 0800 727 83 77.