A 41ª edição do Horário de Verão no Brasil, que começa à zero hora de amanhã (16) e segue até 26 de fevereiro de 2012, deve reduzir em 0,55 % o consumo de energia elétrica nas 228 cidades de abrangência da Elektro, que incluem 223 municípios do Estado de São Paulo e cinco do Mato Grosso do Sul.
A empresa estima que a economia de consumo alcançará 23 mil MWh, volume suficiente para atender uma cidade do porte de Dracena, com cerca de 45 mil habitantes, durante 95 dias. No período de pico, a expectativa é reduzir 4,5% na demanda de energia.
O principal objetivo do Horário de Verão é melhorar o aproveitamento da luz natural. Com os dias mais longos, é possível reduzir o consumo de energia elétrica e diminuir a demanda no horário de pico do consumo, das 18 às 21 horas.
Essa redução reflete em todo o sistema elétrico brasileiro, proporcionando uma melhoria na qualidade e na segurança operacional do sistema, e isso é especialmente importante para as cidades litorâneas, onde a alta temporada causa aumentos significativos no consumo de energia elétrica, principalmente no horário de pico.