Nesta quarta-feira (11),  vence o prazo para  os proprietários de veículos com placas final 1 efetuarem  o pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) com desconto de 3%, caso decidam quitar o imposto em apenas uma parcela.

Os contribuintes podem também, nessa mesma data, optar pelo pagamento do imposto em três parcelas. No mês de janeiro, as datas do calendário do IPVA seguem até o dia 24, de acordo com as placas dos veículos.

O imposto pode ser quitado de três maneiras: à vista com desconto (janeiro); à vista sem desconto (fevereiro) ou em três parcelas: janeiro, fevereiro e março. O pagamento será feito com base no final de placa dos veículos.  As tabelas, de valores venais e dos valores do IPVA, estão disponíveis no site http://www3.fazenda.sp.gov.br/ipvanet/.

Cerca de 15 milhões de “Avisos de Vencimento” foram enviados pelos Correios, alertando o contribuinte para o dia do recolhimento. O aviso contém as principais informações para o pagamento do imposto.

Para efetuar o pagamento do imposto, basta o contribuinte se dirigir a uma agência bancária credenciada, com o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor), e efetuar o recolhimento no guichê de caixa.

Os pagamentos podem ser feitos nos terminais de auto atendimento, pela internet ou débito agendado, ou outros canais oferecidos pela instituição bancária. O IPVA também pode ser pago em casas lotéricas, no entanto essa opção não é válida para o pagamento do licenciamento.