A 41ª edição do horário de verão, que se encerrou às 0h de hoje, gerou uma economia de 23 GWh de energia nas 228 cidades atendidas pela Elektro nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Essa economia equivale ao consumo de energia elétrica do município de Andradina durante 45 dias.

No horário de ponta, a redução foi de 4,5% na demanda de energia. Com essa redução, ocorre melhoria na qualidade e maior segurança no fornecimento de energia elétrica, e isso é especialmente importante para as cidades litorâneas, onde a alta temporada proporciona aumentos significativos no consumo de energia elétrica.

Outro benefício verificado com o horário de verão é a queda na demanda máxima do sistema elétrico no horário de pico, que compreende as primeiras horas do anoitecer (das 18h às 20h). Isso alivia o carregamento dos sistemas de transmissão e distribuição de energia, principalmente nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste, onde o consumo é mais elevado.

Na área de concessão da Elektro, a redução da demanda foi de 108 MW, o que representa uma queda de 4,5%.

Economizando – O hábito de não ligar os equipamentos elétricos no horário de pico (18 às 21h) deve permanecer. Segundo o engenheiro Evandro Romanini, especialista em eficiência energética, com dicas simples, é possível economizar energia e dinheiro. Confira algumas dicas.

Dicas Gerais – Os eletrodomésticos mais eficientes ganham o Selo Procel. Na hora da compra, escolha esses modelos. Tomadas quentes são sinônimo de desperdício. Por isso, evite o uso de benjamins. Emendas mal feita ou com fios de bitolas diferentes causam perda de energia.

Ar-Condicionado – Dimensione adequadamente o aparelho para o tamanho do ambiente. Evite o frio excessivo, regulando o termostato. Desligue o aparelho quando o ambiente estiver desocupado. Proteja a parte externa do aparelho da incidência do sol, sem bloquear as grades de ventilação. Mantenha janelas e portas fechadas quando o aparelho estiver funcionando. Evite o calor do sol no ambiente, fechando cortinas e persianas. Não tape a saída de ar do aparelho. Mantenha limpos os filtros do aparelho, para não prejudicar a circulação do ar.

Lâmpadas/Iluminação – Evite acender lâmpadas durante o dia. Use melhor a luz do sol, abrindo bem as janelas, cortinas e persianas. Apague as lâmpadas dos ambientes desocupados. Use iluminação dirigida (spots) para leitura, trabalhos manuais etc para ter mais conforto e economia. Pinte o teto e as paredes internas com cores claras, que refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial. Substitua as lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas que economiza até 80% de energia comparada com a lâmpada comum.

Computadores – Mantenha acionado o Programa Energy Star®®, utilizando os recursos de economia de energia do monitor. Esse sistema desliga o monitor quando o computador não estiver sendo utilizado por muito tempo. Não deixe os acessórios (impressora, estabilizador, etc) do computador ligados sem necessidade.

Celulares e Câmeras – Nuca deixar seu aparelho “dormir” carregando. Ou seja, dê a carga e retire-os da tomada. Para câmera digital que não que não usam pilhas, aplica-se a mesma regra do celular. Só carregue o tempo necessário especificado no manual.

Geladeiras e Freezers – Instale o aparelho em local bem ventilado, longe do fogão, aquecedores e áreas expostas ao sol. Deixar espaço mínimo de 15 cm dos lados, acima e no fundo do aparelho, em caso de instalação entre armários e paredes. Não abra a porta sem necessidade ou por tempo prolongado. Arrume os alimentos de forma há perder menos tempo para encontrá-los e deixe espaço entre eles para o ar poder circular. Não guarde alimentos e líquidos quentes, nem em recipientes sem tampa. Não forre as prateleiras da geladeira. Isto dificulta a circulação de ar.

Faça o degelo periodicamente para evitar que se forme camada de gelo. No inverno, a temperatura interna do refrigerador não precisa ser tão baixa quanto no verão. Regule o termostato. Não use as serpentinas de trás do aparelho para secar panos de prato e roupas. Conserve-as limpas. Ao se ausentar de casa por tempo prolongado, esvazie a geladeira e/ou freezer e desligue-os da tomada. Durante o inverno, regule o termostato para uma posição mínima. Mantenha em perfeito estado a borracha de vedação da porta.

Televisão – Desligue o aparelho se não tiver ninguém assistindo. Evite dormir com a televisão ligada. Se ela tiver recursos de programação, use o timer. Telas de LCD consomem menos energia que as de Plama. Nunca desliga a TV através somente do controle remoto. Desligue-a da tomada.

Stand-by – O consumo de aparelhos em stand by pode representar 12% do consumo doméstico de energia.

Ferro elétrico – Junte, sempre, a maior quantidade de roupa possível e passe todas de uma vez. Regule a temperatura, no caso dos ferros automáticos. Passe primeiro as roupas delicadas, que precisam de menos calor. No final, depois de desligar o ferro, aproveite ainda o seu calor para passar algumas roupas leves.

Chuveiro elétrico – Quando não estiver fazendo frio, deixe a chave na posição “verão”. Feche a torneira quando se ensaboar. Lembre-se que a economia de água é fundamental para a economia de energia. Procure reduzir o tempo do banho.

Máquina de lavar roupa – Economize água e energia elétrica lavando de uma só vez, a quantidade máxima de roupa indicada pelo fabricante. Use a dose certa de sabão especificada no manual, para evitar repetir operações de enxágue. Mantenha o filtro sempre limpo.