O para nadador Alexandre Fernandes está na lista divulgada na quinta-feira (15), no site do Comitê Paraolímpico Brasileiro, dos convocados da natação para defender o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos, de 12 a 20 de novembro, na cidade mexicana de Guadalajara.
Alexandre Fernandes e o técnico Júlio César Monteiro foram recepcionados pelo prefeito Célio Rejani e o secretário de Esportes, Cultura e Turismo, Ricardo Camuci, ontem, uma vez que o atleta contando com apoio da Prefeitura de Dracena fez uma excelente temporada em 2010 e melhorou suas marcas na 1ª Etapa Nacional no início do mês de agosto.
Foram convocados 39 para nadadores, sendo que algumas provas podem ser canceladas, dependendo do número final dos inscritos nas classes funcionais pelos outros países. Para o técnico Júlio César Monteiro, a convocação era mais que esperada, uma vez que o desempenho de Alexandre nas principais competições avaliadas pelo CPB foram excelentes, mesmo estando na categoria S 8, e de tão confiante que ela aconteceria, resolveu direcionar os treinamentos do para nadador visando somente à sua preparação para Guadalajara, deixando em segundo plano a participação deste na 2ª Etapa Nacional, no início deste mês, em São Paulo.
“A convocação de Alexandre é inédita para o esporte dracenense e regional e coloca o nome da cidade definitivamente no cenário paraolímpico das Américas, provando que o investimento que vem sendo realizado pela Secretaria Municipal de Esportes e de Educação, em parceria com a Academia Estilo Livre e Unifadra, está no caminho certo. Que este ineditismo possa ser apenas o início de futuras convocações, visto que a cidade conta com uma equipe de jovens para nadadores através do premiado Projeto Ver, Ouvir e Movimentar”.
Alexandre faz avaliações de composição corporal, física e fisiológica buscando um melhor aprimoramento para uma grande participação no México. A próxima competição dele será de 9 a 15 de outubro, no Rio de Janeiro/RJ, no Open Internacional Loterias Caixa, atendendo a convocação da seleção brasileira, onde também deverá passar por reavaliação funcional, podendo retornar a sua classe original, a S7.
O técnico ainda aguarda contato da Comissão Técnica do Comitê Paraolímpico Brasileiro com instruções de planejamento da seleção junto aos atletas e períodos de aclimatação, antes de chegar a Guadalajara, uma vez que esta cidade está localiza em altitude superior à brasileira, influindo muito no rendimento dos atletas.
O prefeito Célio Rejani elogiou muito o atleta e sua equipe técnica, que juntos desenvolveram um planejamento com resultados positivos sucessivamente. “Alexandre é, para nós dracenenses, um grande exemplo de que tudo é possível, em desempenho, força de vontade e principalmente em atingir um ideal. A alegria que fica para nós da administração neste momento é a de ter participado deste projeto gratificante. Vencer uma competição é apenas uma consequência e o Alexandre já é um vencedor desde o início, independente de premiações”.