A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou hoje (05) que iniciou, nas principais rodovias do Rio, a operação especial para o feriado de carnaval. Segundo a polícia, maior atenção será dada aos motoristas alcoolizados e ao tráfego de veículos pelo acostamento das estradas, infração considerada gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro.
São 200 policiais distribuídos, principalmente, nas vias que dão acesso à Região dos Lagos, ao norte fluminense e Espírito Santo. Eles carregam equipamento que facilita o registro da placa dos carros, cujos motoristas estejam cometendo infrações.
A PFR informou que, durante o período de carnaval, a BR-101 Norte contará com uma faixa reversível para quem estiver viajando para a Região dos Lagos. O trecho alterado será de 8 km, e se estenderá do km 299 ao km 291, no sentido Manilha, entre os municípios de São Gonçalo e Itaboraí.
A circulação de veículos articulados de carga será proibida na BR-101 Norte, entre os km 269 e km 308, na sexta (09) e no sábado (10), das 6h às 19h. A polícia estima que 140 mil veículos devam passar pela via nos dias mais movimentados.
A concessionária que administra a Ponte Rio-Niterói calcula que mais de 500 mil veículos devem passar pela ponte durante o carnaval. Haverá seis viaturas de apoio preparadas para atuar em emergências.