A Receita Federal no estado de São Paulo destruiu 396,22 toneladas de produtos apreendidos. A atividade fez parte do XIII Mutirão Nacional de Destruição de Mercadorias realizado pelo órgão na primeira semana de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Entre os produtos destruídos estão perfumes, cosméticos, celulares e relógios

falsificados. Alguns produtos poderiam causar danos aos consumidores caso fossem comercializados. É o caso de óculos de sol e brinquedos. Nas fotografias cedidas estão um lote de bichos de pelúcia que tinham um prego interno para fixar a cabeça do boneco e brinquedos de plástico que se tornam facilmente cortantes e pontiagudos quando quebrados. Esses brinquedos foram destruídos em Bauru.

Participaram do mutirão as Delegacias da Receita Federal nos municípios de

Araçatuba, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Taubaté, Ribeirão Preto, Sorocaba, São José dos Campos, Araraquara, Franca, Jundiaí, Bauru e Piracicaba, além das Alfândegas de Guarulhos, Viracopos, Santos e São Paulo.

MUTIRÃO NACIONALEm todo o Brasil foram destruídas 3,1 mil toneladas de produtos, o equivalente acerca de R$ 233 milhões. A DRF Presidente Prudente participou do mutirão nacionalcom a destruição de 14 toneladas de cigarros, o que equivale aproximadamente a R$603,3 mil.