A Associação Desportiva Dracenense (ADED) de Futsal está na final do Campeonato Paulista da série A2 na categoria sub-20 contra o Santa Ernestina. É que a diretoria da ADED descobriu que o time do Mogiano/São Paulo, para o qual tinha perdido a vaga, utilizou um atleta de forma irregular.

Diante da irregularidade comprovada por meio de documentos, a diretoria da ADED protocolou recurso junto a superintendência da Federação Paulista de Futsal, mostrando que o atleta Felipe Valério Paschoal (Mogiano/São Paulo) jogou a partida da semifinal no dia 17 de setembro contra a ADED.

Ele não poderia ter participado do jogo, já que era atleta da equipe São Paulo/Construban que disputou a série A1. A informação foi dada ontem de manhã, em coletiva à imprensa, na sala do cidadão da Prefeitura, pelo vereador Juliano Bertolini, presidente a ADED Futsal, acompanhado do secretário de esportes Ricardo Camuci e dos diretores Marquinhos e Edinho.

Bertolini explicou que, no recurso, a ADED alegou que o atleta deveria cumprir estágio de 60 dias por estar se transferindo da série A1 para A2, conforme normas de transferência da FPFS. No caso do jogador Felipe, o pedido de transferência foi feito em 5 de setembro de 2011, portanto, sendo impossível ele estar na quadra no jogo do dia 17 de setembro de 2011, 12 dias após a solicitação de transferência.

A irregularidade do Mogiano/Smel, agora São Paulo, infringiu o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. O artigo diz que incluir atleta que não tenha condição legal de participar de partida, prova ou equivalente, perde o dobro do número de pontos previstos no regulamento da competição.

O Mogiano também infringiu o artigo 275 deste código ao proceder de forma atentatória ao desporto, com o fim de alterar resultado de competição, cuja pena é a eliminação do campeonato.

Diante das irregularidades apresentadas documentalmente, Ciro Fontão, presidente da Federação, decidiu acatar o recurso da ADED Futsal entendendo que o Mogiano/São Paulo não poderia ter utilizado o atleta Felipe ou qualquer outro do São Paulo, antes do encerramento das semifinais do sub-20, tendo em vista as normas de transferência de atletas.

Com isso, a Federação de Futsal cancelou o segundo jogo da final do Paulistão A2 sub-20 deste sábado, entre o Mogiano e Santa Ernestina, classificando a ADED para a final do campeonato no lugar do Mogiano/São Paulo.

Juliano Bertolini afirmou que se o Mogiano entrar com recurso contra a decisão da Federação, a diretoria da ADED vai impetrar ação na justiça comum. Os jogadores da ADED já foram comunicados que estão na final e devem retornar aos treinamentos normais na semana que vem.

A expectativa é que a Federação Paulista de Futsal defina data e horário dos dois jogos das finais contra Santa Ernestina, sendo que a primeira será em Dracena e a segunda na casa dos adversário.