O primeiro-ministro da China, Li Keqiang, a presidenta Dilma Rousseff e o ministro do MRE, Mauro Vieira, participam ontem, 19, do encerramento da Cúpula Empresarial Brasil-China, no Palácio do Itamaratyl
A presidente Dilma Rousseff disse que os acordos de cooperação assinados entre Brasil e China para financiar projetos da Petrobras mostram confiança na estatal. Os novos acordos envolvem US$ 7 bilhões. Em abril, a estatal brasileira já havia obtido financiamento de US$ 3,5 bilhões do Banco de Desenvolvimento da China.
“Convidei o governo chinês a participar na área de investimento de petróleo e gás, tanto em refinarias quanto em estaleiros. Esses acordos demonstram não só confiança na Petrobras, mas também ampliam a parceria que temos com empresas chinesas CNPC [China National Petroleum Corporation] e CNOOC [China National Offshore Oil Corporation], no Campo de Libra, na extração de petróleo do pré-sal”, destacou.
Dilma e o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, também assinaram um plano de ação conjunta entre os dois países, do qual fazem parte 35 acordos.

 

Paulo Victor Chagas e Mariana Branco / Agência Brasil