Prefeituras e organizações da sociedade civil terão até o dia cinco de abril para inscrever projetos sociais destinados para a população da terceira idade. O edital (disponível em goo.gl/NC4Aex) tem por intuito celebrar os convênios de forma integral ou parcial de projetos de proteção e defesa dos direitos dos idosos, informou o deputado Edmir Chedid (DEM).
De acordo com o parlamentar, serão contemplados projetos que viabilizem em seus municípios a formação e capacitação de conselheiros estaduais e municipais; a inclusão digital das pessoas da terceira idade; a inserção, permanência ou reinserção da população idosa no mercado de trabalho e o mapeamento ao enfrentamento e a erradicação de violência contra os idosos.
“A participação efetiva da sociedade civil organizada é fundamental neste processo aberto pelo governo do Estado. Além disso, considero de extrema importância também a participação das prefeituras, que têm por obrigação estimular e promover a criação de políticas públicas que tenham por finalidade as melhorias efetivas à população da terceira idade”, disse Edmir Chedid.
O edital também dará oportunidade para a criação de diagnósticos regionais da população idosa. No total, serão disponibilizados cerca de R$ 18 milhões para subsidiar projetos escolhidos pelo Conselho Estadual dos Idosos. “Por isso, é importante que as prefeituras estejam atentas ao prazo estipulado e ao edital proposto a fim de garantir o investimento em nível municipal”, finalizou.