Precisando de apenas um ponto no início da corrida, Sebastian Vettel terminou em terceiro no Grande Prêmio do Japão, na madrugada do último domingo, e conquistou o bicampeonato do Mundial de Fórmula 1, com quatro corridas de antecipação. O inglês Jenson Button, único piloto que poderia estragar a festa do alemão, venceu a prova, que teve Fernando Alonso, da Ferrari, completando o pódio.

Com o triunfo de domingo, Vettel consolidou sua total hegemonia na temporada, chegando aos 324 pontos, entre 375 possíveis, e, aos 24 anos, se tornou o piloto mais jovem da história a faturar dois títulos da categoria. Além disso, o alemão ficou com 12 das 15 poles disputadas no ano.

A corrida não foi boa para os três brasileiros que participaram da prova. Felipe Massa, que largou na quarta colocação, chegou a figurar entre os primeiros e até assumir a liderança em momento de paradas, mas caiu de rendimento e cruzou a linha de chegada apenas em sétimo.

Bruno Senna e Rubens Barrichello amargaram resultados ainda piores. O sobrinho do tricampeão mundial Ayrton largou em oitavo, mas fez uma corrida irregular e terminou oito postos atrás de onde começou e exatamente à frente de Rubinho, 17º. 

O título antecipado de Vettel coloca foco da disputa para o segundo lugar do Mundial, que tem Jenson Button como atual detentor do posto, com 210 pontos, seguido por Alonso, que possui 202. A próxima etapa da Fórmula 1 é o GP da Coreia do Sul, que acontece no próximo final de semana, dia 16 de outubro.