O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, postou em sua página do Facebook, às 3h desta quinta-feira (15), que está “acompanhando a situação” da cidade e que continuará “atento para qualquer emergência”. Umtemporal atingiu a capital fluminense na última madrugada e matou três pessoas, derrubou um trecho da ciclovia Tim Maia e causou interdições e alagamentos.
“Enviei os secretários Jorge Felippe Neto e Paulo Messina ao COR (Centro de Operações Rio) para coordenar as equipes. Em poucos minutos o estágio de crise será rebaixado para alerta, mas continuaremos atentos para qualquer emergência”, afirmou o prefeito, no Facebook. “O alerta de crise para a chuva intensa foi dada e a defesa civil foi colocada em prontidão para atuar prontamente em caso de acidentes graves.”
O vice-prefeito do Rio, Fernando Mac Dowell, não se pronunciou em posts abertos nas redes sociais.
Crivella já havia sido criticado por ter se ausentado durante o carnaval, quando o Rio viveu uma onda de violência – com assaltos, arrastões e tiroteios.
A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) vai convocar, na próxima quarta-feira (21), o secretário de Segurança Pública, Roberto Sá, o chefe da Polícia Civil, Carlos Leba, Wolney Dias, para explicar o que ocorreu.
Temporais
Foram cinco horas em estágio de crise devido à chuva forte, acompanhada de vento e raios. Às 5h30, a cidade retornou ao estado de atenção, mas há vias interditadas e serviços suspensos, como os trens e o BRT.
As vítimas do deslizamento de terra são Marcos Garcia, de 59 anos, e Judina Magalhães, de 62. Eles estavam em uma casa que foi invadida pela terra. Nesta manhã, foi confirmada a morte de um policial militar, ainda não identificado.
De acordo com o Alerta Rio, não há mais previsão de temporal para esta quinta-feira. Mas chuvas de moderada a forte podem voltar a ocorrer.
A tempestade ocorreu desde o início da madrugada, principalmente na Zona Oeste da cidade. Em Guaratiba, Jacarepaguá e na Cidade de Deus, o registro foi de chuva forte. Nas demais regiões, a chuva foi moderada. Há relatos de ruas inundadas no Engenho Novo, Encantado e Maracanã, onde um carro chegou a ser arrastado.
O estágio de crise é o pior de três estágios, com previsão de chuva forte a muito forte. Quando a cidade entra nessa situação, equipes emergenciais da Prefeitura atuam contra transtornos generalizados, alagamentos e deslizamentos.
Vídeo de Crivella
No último domingo (11), Crivella postou um vídeo gravado na Europa. Na filmagem, ele cita exemplos de tecnologia que estão sendo estudados por ele.
“Boa tarde, pessoal. Todos os cuidados foram tomados para que o Carnaval carioca seja incrível e agora viajo para Frankfurt, Alemanha, para conhecer a Agência Espacial Europeia – ESA e empresas que fornecem tecnologia de segurança. Buscamos reforçar, com tecnologia de ponta, nosso Centro Operações Rio – C.O.R. para cada vez mais oferecer um serviço mais conectado e presente no dia a dia do carioca”, afirma o prefeito no post.