As autoridades turcas revisaram para baixo o registro do terremoto que atingiu nesta segunda-feira a província turca de Elazig (leste), anunciando a morte 51 pessoas e 74 feridos.
Cinquenta e uma pessoas perderam a vida no tremor de terra, indicou a Direção des Situações de Emergência em Ancara e a célula de crise estabelecida em Elazig, em comunicados separados.
Os dois organismos indicaram o registro de 71 feridos.
O vice-primeiro-ministro turco Cemil Ciçek havia anunciado anteriormente 57 mortos e mais de 50 feridos. As autoridades não explicaram o que causou o erro de contagem.
As vítimas foram registradas em cinco localidades próximas ao epicentro do terremoto registrado às 4h32 locais (23h32 de domingo em Brasília) e localizado na província de Karakoçan.
Segundo autoridades do país, mais de 40 tremores secundários continuam a ser sentidos no país, o maior deles com magnitude 5,5.
O Centro de Pesquisas dos EUA registrou o terremoto com magnitude 5,9. O Observatório de Kandilli, na Turquia, afirma que o terremoto teve magnitude 6 e teve seu epicentro em Basyurt-Karakocan, por volta das 4h30, no horário local – 23h30 no horário de Brasília.
O terremoto causou a destruição de ao menos três mesquitas na região de Elazig, de acordo com o governo da província.