O Irã disse hoje que as condições são propícias para que se chegue a um acordo sério relacionado às trocas de urânio, horas antes do desembarque do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, em Teerã, capital iraniana. Lula deve reunir-se amanhã com o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, para tentar atrair o país para o acordo nuclear exigido pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). A visita de Lula ao Irã foi considerada pela Rússia e pelos Estados Unidos como uma última chance a Ahmadinejad, para que evite a aplicação das sanções contra o país.
“Em relação às negociações (sobre a questão nuclear), acredito que as condições são propícias para que se chegar a um acordo sério em relação à troca (de urânio)”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Ramin Mehmanparast, à agência de notícias oficial iraniana Irna.
O acordo para troca de urânio foi rompido em outubro, após o Irã insistir em realizar a troca apenas em seu território e não em outros territórios. Em seguida, o Irã também aumentou o grau de enriquecimento de urânio em suas usinas, ampliando a tensão com o exterior, que acredita que o país tem intenções bélicas. O Irã insiste que seu programa nuclear é pacífico e resiste às condições impostas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas. As informações são da Dow Jones.