O Irã entregou hoje (24) à Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) a carta com os detalhes do acordo de troca de material nuclear assinado na última segunda-feira (17) com Brasil e Turquia.

Em nota, de acordo com a BBC Brasil, a Aiea confirmou que o diretor-geral da instituição, Yukiya Amano, se reuniu com representantes dos três países nesta segunda-feira. A carta é assinada pelo chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, Ali Akbar Salehi. O documento agora deve ser avaliado por Estados Unidos, França e Rússia.

O acordo, assinado há uma semana, prevê que o Irã troque 1,2 mil quilos de urânio levemente enriquecido a 3,5% por 120 quilos do produto enriquecido a 20%.

Com isso, a expectativa dos governos do Irã, Brasil e da Turquia é impedir a aprovação de sanções, no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, contra os iranianos. No entanto, os Estados Unidos atuam paralelamente, levantando dúvidas sobre o eventual cumprimento do acordo e seus efeitos por parte do Irã, e mantêm a defesa das sanções.