Cerca de 100 skinheads atacaram uma multidão em um festival de rock na Rússia no domingo, ferindo 19 pessoas, informou a mídia russa nesta segunda-feira.
A emissora estatal Rossiya 24 mostrou grandes grupos de homens sem camisa e de cabelo raspado correndo para a entrada do festival “Tornado” na cidade de Miass, localizada nos montes Urais, a cerca de 1.400 quilômetros de Moscou.
Um porta-voz disse que a polícia local não comentaria por ora o motivo dos ataques.
Ao menos 60 pessoas morreram na Rússia no ano passado por crimes de ódio, e cerca de 306 ficaram feridas, segundo o grupo de direitos humanos SOVA, que combate a violência racista no país. A maioria dos ataques foi contra imigrantes muçulmanos de pele escura vindos da Ásia Central.
Testemunhas do festival, que reuniu cerca de 3 mil pessoas, disseram que alguns agressores atiraram contra a multidão, informou a Rossiya 24. O canal também mostrou a polícia recolhendo machados e bastões pertencentes ao skinheads.
Seis dos 19 feridos foram levados ao hospital, disse a emissora.
Segundo a rádio Ekho Moskvy, o dono de um café local foi detido sob suspeita de organizar o ataque.
Ativistas na Rússia alertam que o aumento da xenofobia e a corrupção na polícia permitiram a proliferação de grupos de extrema direita.