O alpinista urbano francês que já escalou arranha-céus em vários países foi preso em Sydney, Austrália, nesta segunda-feira depois de subir em um prédio de 57 andares. Na chegada ao topo, ele se deparou com a polícia, que o aguardava.
Alain Robert, de 48 anos, também conhecido como o Homem-Aranha francês, foi detido pela polícia ao chegar nesta segunda-feira ao topo do edifício Lumiere, de 57 andares, localizado no centro de Sydney.
Robert levou 20 minutos para escalar o prédio de 151 metros de altura, suando apenas suas mãos e nenhum equipamento de segurança, aplaudido por uma multidão de cerca de cem observadores.
“É uma conquista maravilhosa”, disse seu agente, Max Markson, a jornalistas. “Ele é o melhor no que faz. Estou triste por ele ter sido preso, mas esperamos que lojo seja libertado para que possamos tomar um pouco de champanhe.”
Robert já foi detido muitas vezes em diversos países, pois as autoridades raramente lhe concedem permissão para suas perigosas escaladas.
Na Austrália, ele foi detido pela última vez no ano passado e multado em 750 dólares por escalar ilegalmente o prédio do Royal Bank of Scotland, que tem 41 andares, na região central de Sydney.
Em 2003, ele escalou a Ponte da Baía de Sydney.
Segundo um comunicado da polícia, o francês foi acusado por arriscar a segurança de um terceiro ao escalar um prédio e invadir um terreno interno. Ele recebeu liberdade condicional sob fiança e deve se apresentar ao tribunal no dia 3 de setembro.
Robert escalou seu primeiro prédio aos 12 anos quando se trancou para fora de seu apartamento e decidiu subir oito andares até uma das janelas que estava aberta.
Depois disso, ele escalou mais de 80 prédios pelo mundo, inclusive a torre Sears em Chicago e o Taipei 101 no Taiwan.