Depois de suspenderem por algumas horas as escavações na área onde estão soterrados 33 mineiros, no Norte do Chile, as equipes de resgate retomaram os trabalhos. A máquina Strata 950, usada nas perfurações, detectou falhas geológicas, nos primeiros 25,5 metros escavados, indicando risco de novos desabamentos. Já foram escavados cerca de 30 metros. Presos no local há quase um mês, os trabalhadores podem ter de esperar mais três para o resgate ser concluído.
As informações são da rede estatal de televisão do Chile, TVN, e da agência BBC Brasil. Ontem (1º), os mineiros receberam a primeira refeição quente desde o soterramento, foi enviado para eles um prato com arroz e carne. A comida foi encaminhada por uma espécie de canal escavado no local. Os mineiros estão a 700 metros de profundidade. Também ouviram merengue, um dos ritmos mais populares no Chile.
O ministro da Saúde do Chile, Jaime Mañalich, afirmou que, com o apoio de uma equipe de especialistas da Agência Espacial dos Estados Unidos (cuja sigla em inglês é Nasa), farão simulações de dia e à noite para os 33 mineiros. Segundo o ministro, a preocupação é com a preservação da saúde mental e física dos trabalhadores.
O presidente do Chile, Sebastian Piñera, disse que os 33 mineiros deverão ser resgatados até o Natal. Mas há ainda a expectativa que os mineiros possam ser resgatados antes deste prazo. Os trabalhadores sofreram o acidente no dia 5 de agosto.