Com uma previsão de que o resgate pode terminar apenas perto do Natal, os 33 trabalhadores, soterrados em uma mina no Deserto do Atacama, no Chile, receberam aparelhos de mp3, um miniprojetor de alta definição para a exibição de filmes e um videogame portátil. O material foi encaminhado para os mineiros por meio de uma sonda que há no local e funciona como principal comunicação entre as vítimas, as famílias e as equipes de resgate.
As informações são da agência BBC Brasil. As músicas colocadas nos aparelhos de mp3 foram escolhidas pelos trabalhadores. Os ritmos que predominaram foram ranchera, cumbia e reggaeton, todos populares no Chile.
Para a exibição de filmes, foi enviado um miniprojetor. Mas a seleção do que será exibido foi feita pelas autoridades chilenas que optaram por temas que mantenham o bom-humor dos trabalhadores. Mas há também partidas de futebol do campeonato chileno. Os mineiros receberam ainda um videogame, que é capaz até de dar acesso à internet.
Paralelamente, as autoridades redobram os cuidados para a alimentação dos mineiros. A ideia é que cada um deles receba 2 mil calorias e 5 litros de água por dia – indispensáveis para se combater a desidratação em um ambiente com temperaturas que podem superar 30 graus Celsius (ºC). Manter baixo peso também é considerado essencial, já que eles terão de passar por um túnel de 60 centímetros de diâmetro.
Os médicos sugeriram também que os mineiros façam exercícios de relaxamento e mantenham uma rotina de ginástica para fortalecimento dos músculos. Até o momento, eles não puderam receber álcool nem cigarros. Mais da metade do grupo soterrado é formada por fumantes. Para eles, foram enviados adesivos de nicotina. O ministro da Saúde, Jaime Mañalich, não descartou o envio de 33 copos de vinho no próximo dia 18, quando se comemora o bicentenário do Chile.
Os mineiros receberam ainda revistas, exemplares da Bíblia, jogos de dados e dominó. Na relação de livros recebidos pelos trabalhadores há alguns manuais de oratória, para prepará-los para as entrevistas à imprensa que serão alvos, depois do resgate.